10º ENCONTRO DE CHÁ DE MULHERES

10º ENCONTRO DE CHÁ DE MULHERES
UNIFÉ

“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade

“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade
“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade de filha amada, capacitada pelo Espírito e chamada a uma vocação pessoal e intransferível”.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Superando a si mesma (Parte I)
Capítulo 2 - Livro "O que não é para sempre"
Quando uma mulher supera a si mesma? Vasti, poderia ter se superado, mas por que não o fez? Uma pessoa só consegue superar seus limites quando coloca de lado a própria vontade, o “eu”, o desejo de reagir de acordo com as circunstâncias.

Imagine que você tenha um machucado, um ferimento, e alguém vai lá esbarra nele, sua reação imediata será reagir em defesa de si mesma, reclamando ou até insultando a pessoa que esbarrou no local de sua dor. O orgulho ferido dói, a decepção é imensamente dolorosa, a frustração, ter de lidar com o insulto ou com a falta de consideração, são situações que afligem e amarguram. Portanto, saber estar acima destas coisas é superar a si mesmo, é ter uma visão ampliada acerca das circunstâncias.

Imagino porque a rainha Vasti não atendeu a ordem do rei Assuero, ela deve ter pensado no marido e em todos os seus aliados bêbados, embriagados a ponto de mal conseguirem ficar de pé. Sendo assim, ela tinha todo o direito de recusar aparecer, afinal, o próprio Assuero fez questão de deixar que o vinho fosse servido de acordo com a vontade de seus convidados.

Dava-se-lhes de beber em vasos de ouro, vasos de várias espécies, e havia muito vinho real, graças à generosidade do rei. Bebiam sem constrangimento, como estava prescrito, pois o rei havia ordenado a todos os oficiais da sua casa que fizessem segundo a vontade de cada um (Et 1: 7,8).

Naturalmente que Assuero não estava agindo com sensatez, e sua esposa achou por bem dar uma resposta a altura. Mas a posição ocupada por Vasti diante de todo um reino, não lhe permitia aquela resposta: Não, eu não vou! Ela deveria ter ido até ele, independente de sua bebedeira, humor ou qualquer outra coisa. Sua replica repercutiu entre imponentes e importantes amigos do rei, se fosse nos dias de hoje a atitude da rainha sairia em tudo quanto é revista e jornais:

A rainha Vasti não somente ofendeu ao rei, mas também a todos os príncipes e a todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero. Porque a notícia do que fez a rainha chegará a todas as mulheres, de modo que desprezarão a seu marido (...) Hoje mesmo, as princesas da Pérsia e da Média, ao ouvirem o que fez a rainha, dirão o mesmo a todos os príncipes do rei; e haverá daí muito desprezo e indignação (Et 1: 16,17,18).

A confusão estava armada e não havia mais nada que Vasti pudesse fazer.
Nos dias de hoje não é tão diferente. É fácil ser uma boa esposa se o marido for bondoso, leal, cortês, uma pessoa que sabe ouvir e compreender. Mas e quando ele chega em casa “atravessado”, tão ranzinza e mal-humorado que o tempo fecha quando ele se coloca porta-adentro. A esposa tenta puxar conversa, saber o que está acontecendo, e ele se tranca ainda mais. Então todos os sensores da mulher entram em ação e, após algum tempo neste tipo de convívio ela diz: QUERO O DIVÓRCIO!

De forma alguma é desta forma que se mantém um lar, uma família. Nesses momentos vale lembrarmos o quanto o amor está além do mero sentir, ele é uma questão de atitude, de decisão, não de emoção. Nossas emoções aguçadas pelas circunstâncias tendem a nos enganar.

A real expressão do amor vemos descrita em 1 Coríntios 13:

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1 Co 13: 4-7).

Vasti não quis ir até Assuero, embora ele a estivesse chamando. O marido irritado após um dia de trabalho enfadonho, pode não expressar muita gentileza, ao contrário, pode ser até bem arredio, contudo, ele quer que sua esposa o aceite, fique ao seu lado, embora às vezes nem transmita esse desejo em palavras. Uma guerra silenciosa se inicia dentro de casa e começam os ferimentos: orgulho ferido, coração despedaçado, e dói a chateação, a incompreensão, até que chegam a uma completa falta de comunicação. Faltou entre o rei Assuero e a rainha Vasti, uma adequada comunicação.

É importante lembrarmos que em todos os casamentos os vales existem, são perturbadores, e possuem vários nomes: pode ser a falta de dinheiro; um desentendimento no trabalho; uma doença; ansiedades; preocupações, e a própria tentação. Mas, se nesses momentos de vale, a mulher deixa de lado o marido, achando que no fundo é isso mesmo que ele quer, ela abre mão de lutar por sua família, pelo homem a qual disse que amaria na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza.

A Palavra de Deus afirma: A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba (Pv 14: 1). E o quando uma pessoa é sábia?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENHA NOS FAZER UMA VISITA!

IGREJA PENTECOSTAL CASA DE ORAÇÃO


VOCÊS NÃO IMAGINAM ...

como fiquei feliz ao recebe-las no nosso 11º Encontro de chá de Mulheres Unifé.

Saibam que vocês são PESSOAS QUE ADMIRO muito,

são
REALMENTE ESPECIAIS,

e recebe-laS fez o meu dia muito mais feliz.

Tomara que a gente continue assim,

sempre trocando gestos de
AMIZADE e CONSIDERAÇÃO.

Acho que a gente deveria viver assim,

DISTRIBUINDO PALAVRAS AMIGAS

e fazendo com que o amor se alastre pelo mundo atraves da confraternização,

por isso não devemos PERDER nenhuma oportunidade

de manifestar bons sentimentos.

SEJAM ABENÇOADAS ...

Quantos cristãos, nestas eleições, quebrarão princípios bíblicos?

Um deles está no Livro de Deuteronômio 17:14,15. Lá nos diz o SENHOR: "Quando entrares na terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim com têm todas as nações que estão ao redor de mim, porás, certamente, sobre ti como rei aquele que escolher o SENHOR, teu Deus; DENTRE TEUS IRMÃOS PORÁS REI sobre ti; NÃO PODERÁS PÔR HOMEM ESTRANHO SOBRE TI, QUE NÃO SEJA DE TEUS IRMÃOS." Que não soframos as consequências de nos faltar entendimento!!!

É MUIIIIIIIIIIIIIIITO LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

É MUIIIIIIIIIIIIIIITO LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!
EU QUERO UMAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!




Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano


Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Sex, 28 de Agosto de 2009 08:32
BRASÍLIA - Um inusitado acordo entre católicos e evangélicos permitiu a aprovação nesta quarta-feira do tratado celebrado entre o governo brasileiro e o Vaticano. Depois de quatro horas de discussão, o texto foi aprovado por votação simbólica. Ainda será votada a Lei Geral das Religiões, de interesse dos evangélicos, como compensação.
Os opositores do tratado argumentaram que trata-se de um privilégio para a Igreja Católica e que o documento fere o princípio da laicidade do Estado. Os evangélicos fizeram discursos contra, apesar do acordão para aprovação do projeto, o que só ocorreu depois de quatro horas de discussão.
- É um privilégio para apenas uma religião em detrimento às demais - disse o evangélico Takayama (PSC-PR).
O texto da Lei Geral das Religiões é uma cópia do tratado do Brasil com a Santa Sé. A única diferença é que a expressão Igreja Católica é excluída ou substituída por "todas as confissões religiosas". O tratado entre Brasil e Vaticano é um acordo internacional e não pode ser modificado pelo Congresso, que o aprova ou o rejeita na íntegra. Um dos pontos mais polêmicos envolvia o ensino religioso. Para os evangélicos, o tratado prevê que as escolas adotarão o catolicismo nessas aulas. O Ministério da Educação chegou a se pronunciar contra esse artigo, com este mesmo receio.
Antes da votação, o autor da Lei Geral, George Hilton (PP-MG), circulava tranquilo pelo plenário, certo do cumprimento do acordo.
- Já está combinado: aprovamos o deles e eles aprovam o nosso - disse Hilton.
Eduardo Cunha, ligado aos evangélicos e relator do projeto da Lei Geral das Religiões, foi o principal artífice da negociação. Ele conseguiu número de assinaturas de líderes suficientes para dar caráter de urgência ao texto. Indignado, Chico Alencar (PSOL-RJ) criticou o acordo entre católicos e evangélicos.
- É um acordo que libera de vez o mercado da fé. Uma demonstração de que amam mais o dinheiro que a Deus - disse.
Fonte: O Globo