10º ENCONTRO DE CHÁ DE MULHERES

10º ENCONTRO DE CHÁ DE MULHERES
UNIFÉ

“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade

“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade
“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade de filha amada, capacitada pelo Espírito e chamada a uma vocação pessoal e intransferível”.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Com cinco pedras na mão

 


Com cinco pedras na mão            1 Samuel 17.39-40

Eis a história como nos conta a Bíblia: o gigante Golias ameaçava e humilhava o povo de Israel. Ele era um guerreiro profissional, com vasta experiência em combates. Ele era o orgulho da raça filistéia, e não seria exagero dizer que muitos jovens de sua terra

queriam crescer e ser como ele: um vencedor.

Ele estava certo da vitória contra os israelitas, por isso propôs que houvesse um duelo, uma luta entre dois guerreiros apenas, cada um representando o seu povo. O povo do guerreiro derrotado se tornaria escravo do povo do guerreiro vencedor. A terra devia

tremer quando aquele brutamontes pisava com vontade. Durante 40 dias ele humilhou o povo de Israel. Ninguém se atrevia a descer na arena e enfrentar o monstro, que além da força física, estava tão armado que mais parecia um arsenal ambulante.

Até que apareceu Davi no cenário. O jovem pastor de ovelhas não era um guerreiro.

Mas quando ouviu as provocações do gigante, ficou chocado que ninguém se oferecesse para o enfrentar. É assim que Davi salta para as páginas da fama na Bíblia. Indignado, ele vai ao riacho, apanha cinco pedras e vai enfrentar a fera. Era como se cada pedra

representasse uma coisa boa, como coragem, convicção, competência, confiança e conquista.

1. A pedra da CORAGEM

Davi demonstrou não estar com medo do gigante. Chegou-se para o rei Saul e lhe disse:

“Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele” (v. 32).

Às vezes, a gente fica impressionado com o tamanho dos nossos golias, os problemas, e fica se encolhendo de medo. Davi parecia não estar com medo. Será que ele era tão ingênuo assim? Ou será que foi porque ele tinha uma outra visão do problema? Lendo

ou ouvindo o texto, fica a impressão de que os soldados de Israel se comparavam com o gigante e se intimidavam. Davi, não. Ele comparava o poder do gigante com o poder de Deus, e foi daí que extraiu coragem.

2. A pedra da CONVICÇÃO

Davi levou consigo a pedra da convicção. Para convencer o rei de que ele, Davi, tinha alguma experiência com as lutas da vida, ele disse: “O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu” (v. 37). Davi não pressupôs que ele mesmo tivesse alguma força, mas atribuiu ao Senhor suas vitórias sobre um leão e sobre um urso. E estava convicto de que o mesmo Senhor lhe daria também esta outra vitória. Como diria Stanley Jones, ele não apenas possuía convicções; mas ele, sim, é que estava possuído por elas. Sem convicção, uma pessoa se encolhe, se esconde, empalidece, enfraquece, esmorece,

estremece e esquece o que deveria fazer; mas se ela tem convicção, ela reúne forças, vai à luta e vence o inimigo.

3. A pedra da COMPETÊNCIA

O rei Saul quis ajudar Davi a se preparar para a luta e colocou nele armas reluzentes, bonitas, caras, provavelmente até importadas. Mas a cena ficou ridícula, e Davi devolveu as armas de Saul, dizendo: “Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado” (v. 39). Esta palavra é importante: você só vai conseguir utilizar as armas que Deus lhe dá, se você estiver acostumado com elas. A Bíblia é espada de dois gumes, poderosa como poucas armas, mas infelizmente há irmãos que não estão acostumados a manejá-la. E assim, ficam expostos ao perigo. Recomenda-se pois que todo guerreiro de Cristo tenha intimidade com as armas espirituais: a Palavra de Deus, a oração, a adoração, a obediência…

Davi se preparou conveniente e competentemente: foi ao riacho e escolheu cinco pedras lisas e as colocou em sua bolsa, levando também sua atiradeira (v. 40).

4. A pedra da CONFIANÇA

Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou” (v. 45).

O gigante zombou de Davi e suas armas. Mas quando vamos em nome de Deus, somos “mais que vencedores”. O gigante achava que entendia tudo de lutas e combates, mas Davi foi ao encontro dele “em nome do Senhor dos Exércitos”. Em Provérbios 21.31

lemos: “…o cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória”.

Ouviu, irmão? Então… de onde vem a vitória?

Não vem de nossa sabedoria, Não vem de nossa esperteza no lidar com os Golias da vida,

Não vem da sofisticação de nossos recursos.

Não vem da potência de nossas armas.

Vem do Senhor, o Deus de Davi.

A Bíblia diz que o nosso Deus é Senhor de tudo, inclusive “Senhor dos exércitos”.

5. A pedra da CONQUISTA

Davi correu ao encontro do gigante, e atirou nele uma pedra. Atirou e acertou. Foi uma pedra só; era a pedra da conquista. O gigante caiu feio, fazendo muito barulho na queda e foi derrotado (v. 49). Com toda a sua experiência nos campos de batalha, com todas

as armas que ele trazia consigo, ainda assim o gigante perdeu. Por que perdeu? O gigante perdeu porque zombou de Deus, e de Deus ninguém deve zombar. Ele é um Deus que nos criou, nos protege, nos sustenta, nos ama, nos abençoa, mas também quer ser levado a sério. Ele não quer que o nome dEle seja usado em vão. Ele quer que sua Palavra seja observada. Ele não é brincadeirinha de gente desocupada. A Bíblia deixa claro isso quando diz: “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (He 10.31).

Quer ver só?

1. Os irmãos de José zombaram de Deus, venderam o seu irmão como escravo, como se ele fosse um animal, e depois tiveram que se desculpar com ele e reconhecer que ele era instrumento de Deus para a sobrevivência deles.

2. Faraó zombou de Deus, caiu nas mãos do Deus vivo, afundou e se afogou no Mar Vermelho com todos os seus “carros e cavaleiros”!

3. Os cananeus zombaram de Deus, caíram nas mãos do Deus vivo e sumiram da história.

4. O ambicioso Absalão zombou de Deus, do pai e do país, caiu nas mãos do Deus vivo e morreu jovem, sem trono e sem nome.

5. Jezabel zombou de Deus, morreu e virou ração para cachorro.

6. O orgulhosíssimo Nabucodonozor zombou de Deus, caiu nas mãos do Deus vivo e foi comer grama com e como os animais!

7. Os conspiradores contra Daniel zombaram de Deus, e foram devorados pelos leões da Babilônia.

8. O político inescrupuloso na corte persa, Hamã, planejou um Holocausto contra o povo de Deus, e foi executado na própria forca que mandou preparar para Mardoqueu.

Deus é amor. Se você o temer e servir, ele colocará a vitória nas suas mãos, como fez com o jovem Davi. Mas se você fizer como o povo de Israel fez ao tempo de Jeremias, Ele revelará o outro lado de sua pessoa, que você não vai ficar feliz em conhecer.

Davi venceu o gigante zombador. Venceu porque Deus lhe deu a vitória!

Conclusão

É imensa a tentação de pensar que a vitória é produto do próprio braço do homem.

Como na história do pica-pau, que li faz pouco e com a qual concluo:

Era uma vez um pica-pau que se pôs a dar bicadas no tronco de uma árvore. Concentrou toda a sua força no bico e começou a trabalhar.

Ao mesmo tempo em que fazia isso, uma forte tempestade se aproximava.

Chuva, trovões, relâmpagos.

Um raio caiu e derrubou a árvore.

Vendo aquilo, o pica-pau primeiro recuou assustado.

Depois, se empinou e foi, fanfarrão, dizer aos amigos:

— Vocês viram como eu sou forte?

Davi não diria isso; na verdade, o que ele disse foi: “…eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus” (Sl 40.17).

O poder da oração

Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário, conhecido pelo seu jeito grosseiro, e lhe pediu fiado alguns mantimentos. Ela explicou que o seu marido estava muito doente e não podia trabalhar e que tinha sete filhos para alimentar. O dono do armazém zombou dela e pediu que se retirasse do seu estabelecimento.

Pensando na necessidade da sua família ela implorou: "Por favor senhor, eu lhe darei o dinheiro assim que eu tiver…" ao que lhe respondeu que ela não tinha crédito e nem conta na sua loja. Em pé no balcão ao lado, um freguês que assistia a conversa entre os dois se aproximou do dono do armazém e lhe disse que ele deveria dar o que aquela mulher necessitava para a sua família por sua conta. Então o comerciante falou meio relutante para a pobre mulher: "Você tem uma lista de mantimentos?" "Sim", respondeu ela . "Muito bem, coloque a sua lista na balança e o quanto ela pesar, eu lhe darei em mantimentos"

A pobre mulher hesitou por uns instantes e com a cabeça curvada, retirou da bolsa um pedaço de papel, escreveu alguma coisa e o depositou suavemente na balança. Os três ficaram admirados quando o prato da balança com o papel desceu e permaneceu embaixo. Completamente pasmado com o marcador da balança, o comerciante virou-se lentamente para o seu freguês e comentou contrariado: "Eu não posso acreditar!" O freguês sorriu e o homem começou a colocar os mantimentos no outro prato da balança. Como a escala da balança não equilibrava, ele continuou colocando mais e mais mantimentos até não caber mais nada. O comerciante ficou parado ali por uns instantes olhando para a balança, tentando entender o que havia acontecido.

Finalmente, ele pegou o pedaço de papel da balança e ficou espantado pois não era uma lista de compras e sim uma oração que dizia: "Meu Senhor, o senhor conhece as minhas necessidades e eu estou deixando isto em suas mãos…" O homem deu as mercadorias para a pobre mulher no mais completo silêncio, que agradeceu e deixou o armazém. O freguês pagou a conta e disse: "Valeu cada centavo…"

Só mais tarde o comerciante pode reparar que a balança havia quebrado, entretanto só Deus sabe o quanto pesa uma oração… O PODER DA ORAÇÃO Quando você receber esta mensagem, faça uma oração. É só isso o que você deve fazer. Faça uma oração para quem te enviou esta mensagem… Não há mais nada anexado. Isto é poder. Então encaminhe esta mensagem para outras pessoas. Não custa nada e você ainda vai se sentir imensamente recompensado.

Para viver uma vida livre, desamarrada de seu passado

João-8.0-32:32

João 8.32 – “ Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ” e João 14.6 – “ Eu sou a verdade ”

Para ter uma história que goste de lembrar, é preciso que hoje você :

1) Termine o que você começou :

Jesus amou um amor sem limites, sem esperar retorno

João 13.1 – Jesus amou-nos até o fim

Paulo terminou bem seu tempo no ministério

II Timóteo 4 : 7 – “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Pedro nos fala a respeito do motivo, da razão da nossa féI

Pedro 1 : 9 – “Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.”

Um dos sentimentos que fortemente nos causa tristeza, chateação, derrotismo, é o das tarefas não cumpridas;

Não comece algo que não está disposto a terminar, a permanecer até o fim : um curso, uma dieta, um casamento, uma sociedade, a leitura de um livro, etc.

É menos doloroso não começar um projeto, do que abandoná-lo no meio do caminho.

2) Supere a sua ansiedade, preocupação

Você não vai mudar asa coisas com sua preocupação

Mateus 6 : 27 – “E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?”

Deus cuida de nós, melhor do que nós mesmos cuidamos.

Pedro 5 : 7 – “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

Aquele que não eleva seu olhar para Deus, antes busca as saídas da vida na própria vida, será arrastado, empurrado para as trevas.

Isaías 8. 22 – “E, olhando para a terra, eis que haverá angústia e escuridão, e sombras de ansiedade, e serão empurrados para as trevas.”

Não confie nas suas deduções, ou nas suas conclusões. O parâmetro correto é a Palavra de Deus

Pv 3.5-6 – “ .Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhorem todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

Aquele que confia no Senhor, terá uma mente firme

Isaías 26 : 3 – “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”

Devo ter em mente que quando me preocupo, estou automaticamente dizendo para mim mesmo , que Deus não é capaz de resolver, de solucionar, por isso fico angustiado;

A medida de minha fé será a medida de minha tranquilidade diante dos conflitos de minha existência;

Devo parar de olhar as circunstâncias como elas são, e visualizar como queriam que elas fossem. Visualizar pela fé o impossível como algo real .

3) Conheça e estabeleça seus limites

Daquilo que vou fazer , quando vou fazer e o tempo que vou levar para fazer

Eclesiastes 3.1-5 – “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter”.

4) Escolha bem, com sabedoria e discernimento o que vai fazer

Não adianta querer resolver tudo de uma só vez.

Lucas 10 : 41 – “E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária “

5)Vença a preguiça

Quando você sonha e deixa sua preguiça vencer o seu sonho, isso gera morte

Provérbios 21 : 25 – “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.”

6) Peça perdão a Deus pelos seus antigos pecados

O pecado não perdoado gera morte. O fato de você se esquecer do mal que fez a Deus não lhe torna justificado diante dEle. Quando ofendemos a Deus e nos esquecemos disso, nossa ofensa se torna ainda maior

Jeremias 14 : 10 – “Assim diz o Senhor, acerca deste povo: Pois que tanto gostaram de andar errantes, e não retiveram os seus pés, por isso o Senhor não se agrada deles, mas agora se lembrará da iniqüidade deles, e visitará os seus pecados.”

7) Descanse no Senhor

Para encontrar esse descanso é preciso aproximar-se de Jesus e crer que Ele é poderoso para lhe aliviar de toda a carga

Mateus 11 : 29 – “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”

Para encontrar esse descanso eu preciso estar sempre junto ao Senhor, ‘morar’ com Ele

Salmos 91:1 – “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”

ORAÇÃO :

“ SENHOR, AJUDE-ME HOJE A CONSTRUIR PARA MINHA VIDA, O QUE REPRESENTARÁ UM PASSADO LIVRE DE QUAISQUER AMARRAS;

AJUDE-ME A CRIAR UMA HISTÓRIA DE VIDA QUE EU ME ALEGRE EM LEMBRAR DELA;

NÃO QUERO DESISTIR DO QUE VOU COMEÇAR

REJEITO TODA A FORMA DE ANSIEDADE E PREOCUPAÇÃO

QUERO CONHECER E ESTABELECER OS LIMITES DE MEUS ALVOS PESSOAIS

QUERO SABEDORIA PARA ESCOLHER BEM MEUS ALVOS PESSOAIS

EU VENÇO A PREGUIÇA, O DESÂNIMO EM NOME DE JESUS

SENHOR, PERDOA-ME MEUS PECADOS E POR EU TER ESQUECIDO O QUE FIZ QUE OFENDEU A TUA SANTIDADE

EU DECLARO QUE DESCANSO EM TI, A MINHA VIDA ESTÁ NAS TUAS MÃOS

Males que as ovelhas gordas causam no rebanho

Ezequiel-34.0-16:20
A figura do pastor de ovelhas é utilizada nas Escrituras para descrever tanto o trabalho dos líderes de Israel como o próprio Deus. Um dos textos mais conhecidos do Antigo Testamento, Salmo 23, é um bom exemplo de como o trabalho do pastor de ovelhas bem ilustra nossa relação com Deus. No Novo Testamento, temos em João 10 outro exemplo, quando o Senhor Jesus se apresenta como o bom pastor.

Já o profeta Ezequiel faz uma descrição dos tipos de ovelhas que se podia encontrar num rebanho de Israel, comparando-os aos próprios israelitas. Para nós, estas metáforas nos ajudam a entender os tipos de crentes que temos em nossas Igrejas.

Assim, temos as ovelhas fracas, que precisam de cuidados especiais para se fortalecer. As ovelhas doentes, que precisam ter suas feridas medicadas e enfaixadas. Há também ovelhas desviadas e perdidas, que precisam ser buscadas, encontradas e trazidas de volta (Ez 34.4). Como tem sido o trato de sua Igreja para com estas ovelhas? Ezequiel 34 é uma tremenda exortação aos pastores e às Igrejas. Serve para nos despertar para o pastoreio eficiente do rebanho.

Há, porém, um grave problema dentro do rebanho do Senhor: as ovelhas gordas! Quem são elas? São ovelhas rebeldes e fortes – às quais o próprio Senhor promete: Eu as destruirei. (v. 16). E por que o Senhor se mostra tão indignado com as tais ovelhas gordas? Seus pecados são descritos na sequência do texto bíblico:

a) Comem e bebem em demasia.

b) Não se importam com as outras ovelhas do rebanho.

c) Pisoteiam a comida que não deram conta de comer.

d) Pisoteiam e sujam a água que as outras ovelhas têm para beber.

e) Batem nas ovelhas fracas.

Ou seja, uma ovelha gorda não deseja o crescimento de sua Igreja. Ao contrário, opera no sentido de prejudicar o desenvolvimento dos fracos, dos novos e a conquista. Elas servem aos seus próprios interesses. São adoradoras de si mesmas.

Certifique-se de que não haja em sua vida nenhuma das características destas ovelhas repudiadas pelo Pastor de Israel. Não seja você um empecilho ao crescimento de seu rebanho.

Como dar um jeito em alguém que você não gosta

“… aquilo que o homem semear, isso também colherá…” (Gálatas 6:7). “Há muito tempo, uma menina chamada Lili se casou e foi viver com o marido e a sogra. Depois de alguns dias, passou a não se entender com a sogra, pois as personalidades delas eram muito diferentes e Lili foi se irritando com seus hábitos e a sogra, por sua vez, freqüentemente a criticava. Meses se passaram e elas cada vez mais discutiam e brigavam.
De acordo com antiga tradição chinesa a nora tinha que se curvar à sogra e obedecê-la em tudo. Lili, já não suportando mais conviver com ela, decidiu tomar uma atitude e foi visitar um amigo de seu pai. Depois de ouvi-la, ele pegou um pacote de ervas lhe disse: – Vou lhe dar várias ervas que irão lentamente envenenando sua sogra. Você não poderá usá-las de uma só vez para se libertar de sua sogra porque isso causaria suspeitas. A cada dois dias ponha um pouco destas ervas na comida dela. Agora, para ter certeza de que ninguém suspeitará de você quando ela morrer, você deve ter muito cuidado e agir de forma muito amigável. Lili respondeu: – Sim, Sr. Huang, eu farei tudo o que o que o senhor me pedir.

Lili ficou muito contente, agradeceu e voltou apressada para casa para começar o projeto de assassinar a sua sogra. Semanas se passaram e a cada dois dias Lili servia a comida “especialmente tratada” à sua sogra. Ela sempre lembrava do que Sr.Huang tinha recomendado sobre evitar suspeitas e, assim, controlou o seu temperamento, obedeceu a sogra e a tratou como se fosse sua própria mãe. Depois de seis meses, a casa inteira estava com outro astral. Lili tinha controlado o seu temperamento e quase nunca se aborrecia. Nesses seis meses, não tinha tido nenhuma discussão com a sogra, que agora parecia mais amável e mais fácil de lidar. As atitudes da sogra também mudaram e elas passaram a se tratar como mãe e filha.

Um dia, Lili foi novamente procurar o Sr. Huang para pedir-lhe ajuda e disse: – Querido Sr. Huang, por favor, me ajude a evitar que o veneno mate minha sogra. Ela se transformou numa mulher agradável e eu a amo como se fosse minha mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que eu lhe dei. Sr. Huang sorriu e acenou com a cabeça. – Lili, não precisa se preocupar.

As ervas que eu dei eram vitaminas para melhorar a saúde dela. O veneno na verdade estava na sua mente e na sua atitude, mas foi jogado fora e substituído pelo amor que você passou a dar a ela”.

Amados, em vez de envenenarmos cada vez mais as pessoas, deveríamos nos esforçar para amá-las… QUEM SABE ELAS NÃO MUDAM???

VENHA NOS FAZER UMA VISITA!

IGREJA PENTECOSTAL CASA DE ORAÇÃO


VOCÊS NÃO IMAGINAM ...

como fiquei feliz ao recebe-las no nosso 11º Encontro de chá de Mulheres Unifé.

Saibam que vocês são PESSOAS QUE ADMIRO muito,

são
REALMENTE ESPECIAIS,

e recebe-laS fez o meu dia muito mais feliz.

Tomara que a gente continue assim,

sempre trocando gestos de
AMIZADE e CONSIDERAÇÃO.

Acho que a gente deveria viver assim,

DISTRIBUINDO PALAVRAS AMIGAS

e fazendo com que o amor se alastre pelo mundo atraves da confraternização,

por isso não devemos PERDER nenhuma oportunidade

de manifestar bons sentimentos.

SEJAM ABENÇOADAS ...

Quantos cristãos, nestas eleições, quebrarão princípios bíblicos?

Um deles está no Livro de Deuteronômio 17:14,15. Lá nos diz o SENHOR: "Quando entrares na terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim com têm todas as nações que estão ao redor de mim, porás, certamente, sobre ti como rei aquele que escolher o SENHOR, teu Deus; DENTRE TEUS IRMÃOS PORÁS REI sobre ti; NÃO PODERÁS PÔR HOMEM ESTRANHO SOBRE TI, QUE NÃO SEJA DE TEUS IRMÃOS." Que não soframos as consequências de nos faltar entendimento!!!

É MUIIIIIIIIIIIIIIITO LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

É MUIIIIIIIIIIIIIIITO LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!
EU QUERO UMAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!




Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano


Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Sex, 28 de Agosto de 2009 08:32
BRASÍLIA - Um inusitado acordo entre católicos e evangélicos permitiu a aprovação nesta quarta-feira do tratado celebrado entre o governo brasileiro e o Vaticano. Depois de quatro horas de discussão, o texto foi aprovado por votação simbólica. Ainda será votada a Lei Geral das Religiões, de interesse dos evangélicos, como compensação.
Os opositores do tratado argumentaram que trata-se de um privilégio para a Igreja Católica e que o documento fere o princípio da laicidade do Estado. Os evangélicos fizeram discursos contra, apesar do acordão para aprovação do projeto, o que só ocorreu depois de quatro horas de discussão.
- É um privilégio para apenas uma religião em detrimento às demais - disse o evangélico Takayama (PSC-PR).
O texto da Lei Geral das Religiões é uma cópia do tratado do Brasil com a Santa Sé. A única diferença é que a expressão Igreja Católica é excluída ou substituída por "todas as confissões religiosas". O tratado entre Brasil e Vaticano é um acordo internacional e não pode ser modificado pelo Congresso, que o aprova ou o rejeita na íntegra. Um dos pontos mais polêmicos envolvia o ensino religioso. Para os evangélicos, o tratado prevê que as escolas adotarão o catolicismo nessas aulas. O Ministério da Educação chegou a se pronunciar contra esse artigo, com este mesmo receio.
Antes da votação, o autor da Lei Geral, George Hilton (PP-MG), circulava tranquilo pelo plenário, certo do cumprimento do acordo.
- Já está combinado: aprovamos o deles e eles aprovam o nosso - disse Hilton.
Eduardo Cunha, ligado aos evangélicos e relator do projeto da Lei Geral das Religiões, foi o principal artífice da negociação. Ele conseguiu número de assinaturas de líderes suficientes para dar caráter de urgência ao texto. Indignado, Chico Alencar (PSOL-RJ) criticou o acordo entre católicos e evangélicos.
- É um acordo que libera de vez o mercado da fé. Uma demonstração de que amam mais o dinheiro que a Deus - disse.
Fonte: O Globo