10º ENCONTRO DE CHÁ DE MULHERES

10º ENCONTRO DE CHÁ DE MULHERES
UNIFÉ

“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade

“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade
“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade de filha amada, capacitada pelo Espírito e chamada a uma vocação pessoal e intransferível”.

sábado, 19 de março de 2011

DISCÍPULO E O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

 O DISCÍPULO E O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO
 
                                                                                
        1 Co 9.27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, 
                                                        eu mesmo não venha a ficar reprovado.
 
IMAGINE UMA LARANJA COM 9 GOMOS.
O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO É UM SÓ (UMA LARANJA),
COM NOVE QUALIDADES (GOMOS)
             
 
   
 
   Gl 5.22 - Quando o apóstolo passa a recomendar como o cristão deve viver, ele usa a expressão "fruto do Espírito" no singular. Cada arvore só dá um tipo de fruto, segundo a sua espécie.
 
1-            Quando aceitamos a JESUS CRISTO como senhor e salvador, recebemos o ESPÍRITO SANTO em nossas vidas, nosso espírito é ligado a DEUS e o ESPÍRITO SANTO implanta em nós o seu fruto, ou semente, que devidamente tratada e regada crescerá e se tornará numa frondosa árvore cheia de frutos.
            Se dermos lugar ao ESPÍRITO SANTO e santificarmos nossas vidas todos verão que DEUS está em nossas vidas, pois pelos frutos somos conhecidos tanto pelo mundo, como pelo pai.
 
2-        o fruto do espírito representa os atributos de DEUS; os traços do seu caráter; o fruto vem de dentro e aparece do lado de fora, no quotidiano.
 
3-        do amor precede todos os demais atributos de DEUS que são desenvolvidos no crente pelo ESPÍRITO SANTO que nele habita.
 
4-        nossa maturidade cristã é medida pelo grau de permissão que damos ao ESPÍRITO SANTO de agir e dirigir a nossa vida.
 
5-            virtudes ou qualidades do ESPÍRITO SANTO:
tem a ver com o relacionamento íntimo com DEUS.
            5.1-           Amor: ágape ou agapao rm 5.5; jo 3.16; jo 15.2-13 é o amor de DEUS, misericordioso e cheio de graça. É o mais importante, sem este não se chega aos outros.
            5.2-           Gozo: senso de bem-estar, sobretudo de bem-estar espiritual, por causa de uma correta relação com DEUS.
            5.3-           Paz: paz com DEUS gera paz no meio da guerra e dos problemas; é ter certeza da salvação e do perdão de DEUS, é amar nossos inimigos.
tem a ver com nosso relacionamento com os outros
            5.4-           Longanimidade: não se deixando levar pela ira, pelas provocações, pelas perseguições; é demorar-se a dar lugar á inimizade; é ver as boas qualidades onde todos enxergam só o mau.
            5.5-           Benignidade: honestidade, é nunca ser inflexível ou amargo.
            5.6-           Bondade: generosidade, mais bem aventurado é o que dá do que o que recebe.
            5.7-           : indicando fidelidade a DEUS e ao próximo. é crer nas promessas de DEUS e aplicá-las ao nosso viver.
 
  5.8-     5.8-          Mansidão: humildade, autocontrole, considerar aos outros superiores a si mesmo. Apaziguar.
            5.9-           Temperança:
5.9.1- nas palavras: quão boa à palavra dita ao seu tempo.
5.9.2- nas ações: equilíbrio no viver e perante DEUS; nas orações, no estudo da palavra e nos jejuns.
5.9.3- nos pensamentos: manter os pensamentos cativos na palavra de DEUS.  
 
 
                       
As Obras da Carne e o Fruto do Espírito
Gl 5.19-23 “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.”
Nenhum trecho da Bíblia apresenta um mais nítido contraste entre o modo de vida do crente cheio do Espírito e aquele controlado pela natureza humana pecaminosa do que 5.16-26. Paulo não somente examina a diferença geral do modo de vida desses dois tipos de crentes, ao enfatizar que o Espírito e a carne estão em conflito entre si, mas também inclui uma lista específica tanto das obras da carne, como do fruto do Espírito.
 
OBRAS DA CARNE. 
“Carne” (gr. sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8,13Gl 5.17,21). Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (5.21). Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo (Rm 8.4-14; ver Gl 5.17 nota). As obras da carne (5.19-21) incluem:
(1) “Prostituição” (gr. pornéia), i.e., imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos (cf. Mt 5.3219.9At 15.20,2921.251Co 5.1). Os termos moichéia e pornéia são traduzidos por um só em português: prostituição.
(2) “Impureza” (gr. akatharsia), i.e., pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração (Ef 5.3Cl 3.5).
(3) “Lascívia” (gr. aselgeia), i.e., sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência (2Co 12.21).
(4) “Idolatria” (gr. eidololatria), i.e., a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5).
(5) “Feitiçarias” (gr. pharmakeia), i.e., espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria (Êx 7.11,228.18Ap 9.2118.23).
(6) “Inimizades” (gr. echthra), i.e., intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas.
(7) “Porfias” (gr. eris), i.e., brigas, oposição, luta por superioridade (Rm 1.291Co 1.113.3).
(8) “Emulações” (gr. zelos), i.e., ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.131Co 3.3).
(9) “Iras” (gr. thumos), i.e., ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Cl 3.8).
(10) “Pelejas” (gr. eritheia), i.e., ambição egoísta e a cobiça do poder (2Co 12.20Fp 1.16,17).
(11) “Dissensões” (gr. dichostasia), i.e., introduzir ensinos cismáticos na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm 16.17).
(12) “Heresias” (gr. hairesis), i.e., grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja (1Co 11.19).
(13) “Invejas” (gr. fthonos), i.e., antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos.
(14) “Homicídios” (gr. phonos), i.e., matar o próximo por perversidade. A tradução do termo phonos na Bíblia de Almeida está embutida na tradução de methe, a seguir, por tratar-se de práticas conexas.
(15) “Bebedices” (gr. methe), i.e., descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante.
(16) “Glutonarias” (gr. komos), i.e., diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.
As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do reino de Deus, i.e., não terá salvação (5.21; ver 1Co 6.9 nota).
 
O FRUTO DO ESPÍRITO. 
Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus (ver Rm 8.5-14 nota; 8.14 nota; cf. 2Co 6.6Ef 4.2,35.9Cl 3.12-152Pe 1.4-9). O fruto do Espírito inclui:
(1) “Caridade” (gr. agape), i.e., o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.51Co 13Ef 5.2Cl 3.14).
(2) “Gozo” (gr. chara), i.e., a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.162Co 6.1012.91Pe 1.8; ver Fp 1.14 nota).
(3) “Paz” (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33Fp 4.71Ts 5.23Hb 13.20).
(4) “Longanimidade” (gr. makrothumia), i.e., perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.22Tm 3.10Hb 12.1).
(5) “Benignidade” (gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32Cl 3.121Pe 2.3).
(6) “Bondade” (gr. agathosune), i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13).
(7) “” (gr. pistis), i.e., lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23Rm 3.31Tm 6.122Tm 2.24.7Tt 2.10).
(8) “Mansidão” (gr. prautes), i.e., moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.251Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20).
(9) “Temperança” (gr. egkrateia), i.e., o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9Tt 1.82.5).
O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode — e realmente deve — praticar essas virtudes continuamente. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.
http://www2.escoladominical.com.br/estudos.asp?cod=2 
O FRUTO DO ESPÍRITO A BONDADE(Gálatas 5.16-25 )
1. INTRODUÇÃO
Durante sua obra criativa, Deus fazia admiráveis pausas nas quais refletia sobre o que fizera. Diz a Bíblia que Ele classificou cada obra sua como boa. O resultado de Sua ação lhe proporcionava uma satisfação estética. A palavra bondade na Bíblia se aplica àquilo que proporciona satisfação estética ou moral. No hebraico, a palavra para expressar este conceito é tobh, literalmente "agradável", "alegre". No grego, há duas palavras para traduzir essa idéia: a primeira é agathos (bom), que é o termo usado por Paulo para indicar o fruto espiritual da bondade; a segunda é kalos (belo), que tem a ver com harmonia. Bondade, portanto, tem uma dimensão ética e uma dimensão estética. Na dimensão ética, significa viver de acordo com padrões elevados. Na dimensão estética, pode ser entendida como beleza interior.
A vida cristã é aquela vivida no Espírito Santo. Na verdade, a vida cristã só é possível no Espírito. Fora dEle, nossa vida é como a de qualquer pessoa.
2. A BONDADE DE DEUS
O salmo 33.5 diz que a terra está cheia da bondade de Deus. Esta bondade está presente na Sua criação.
O universo reflete a bondade de Deus. Eu gosto de ler as páginas sobre ciência nos jornais e revistas. Um dos temas que me fascina é a idade do cosmos. A cada dia aparece uma teoria nova, dando alguns bilhões a mais ou a menos para o nosso mundo. A sabedoria bíblica fala que tudo começou "no princípio". Os astrônomos querem datá-lo. Por isto, de vez em quando eles fotografam alguma estrela nascendo. É fascinante saber que ela está onde está há alguns bilhões de anos, mas só agora conseguimos fotografá-la porque só agora a sua luz pôde ser captada por algum telescópio gigante espionando o cosmos. Nós sabemos pouco sobre o cosmos, mas o pouco que sabemos mostra que nele está presente a bondade de Deus, bondade ordenadora, bondade harmonizadora. O ser humano reflete a bondade de Deus. Alguns biólogos têm procurado uma explicação para a natureza humana. Contra a corrente dos que acham que os genes são egoístas, Matt Ridley escreveu um livro para mostrar um paradoxo: os genes, embora egoístas, são solidários para que possam sobreviver. O debate entre esses autores apenas confirma que a biologia não pode explicar a natureza humana, senão parcialmente. Recentemente, o mundo assistiu a frustração dos geneticistas encarregados de mapear os genomas humanos; sua conclusão foi patética: ainda não dá para entender a natureza humana. Nós sabemos pouco sobre a natureza humana, mas o pouco que sabemos mostra que nela está presente a bondade de Deus, bondade que injeta no homem o desejo de ser bom. É por isto que o Espírito Santo produz bondade. Ele produz algo que a natureza humana deseja, mas não consegue produzir por si só. Deus, portanto, está presente no desejo do bem e está presente na capacitação para a prática deste bem. Este desejo humano é uma decorrência da bondade de Deus. A Bíblia afirma a sua bondade como algo que dura para sempre (Salmos 106.1; 107.1; 118.1; 136.1; Jeremias 33.11). Diz mais ainda a Bíblia, agora pela boca do Filho Jesus Cristo, que só Deus é bom (Marcos 10.18; cf. Lucas 18.19) Só produzimos o bem pela presença do Espírito conosco. Fora dEle, nossa inclinação é para o caos, não para a beleza; é para a maldade, não para a bondade. O caos e a maldade são naturais; a beleza e a bondade são espirituais.
Estamos sendo naturais ou espirituais?
3. A BONDADE HUMANA
O apóstolo Paulo apresenta três sinônimos para fruto do Espírito que guardam relação muito próxima entre si. Conquanto todas sejam produções do Espírito em nós e por nosso intermédio, são expressões com sentidos complementares mas distintos. São elas: amor, benignidade e bondade.
O amor é um sentimento a ser aprendido e que se caracteriza pela entrega incondicional sem espera pelo troco. A benignidade é a qualidade que uma pessoa tem de fazer com que os outros se sintam à vontade em sua presença; tem a ver, portanto, com empatia e simpatia. A bondade é uma virtude interior que inunda todas ações. A mais perfeita ilustração bíblica para a bondade é a parábola contada por Jesus acerca de um homem caído. Por ele passaram várias pessoas, entre elas duas que não eram boas. No interior deles não havia nada que as impelisse em direção àquele viajante caído e abandonado. Por ele, no entanto, passou uma pessoa boa. Sua bondade abafou-lhe a lógica, segundo a qual a imprudência daquele merecia ser punida como fora. Sua bondade libertou-lhe do medo das conseqüências e dos custos do seu gesto. Sua bondade livrou-lhe do sentimento de impotência diante de um quadro tão grave. Sua bondade falou mais alto que seus afazeres e seus compromissos. Os dois viajantes deram o que tinham para dar: nada, porque não eram bons. O terceiro viajante deu o que tinha para dar: Há muitos crentes se comportando como os dois primeiros viajantes. Há muitos crentes que tocam suas vidas num plano apenas natural, sem produzir o fruto espiritual da bondade. Crente cansado de ser bom é crente que abafou o Espírito Santo na sua vida. Ao contrário, a bondade deve estar presente nos Seus filhos. Nossa tarefa, como seres habitados pelo Espírito Santo, é encher a terra de bondade. Se não o fizermos, o mundo não terá como ver a bondade de Deus.
4. A MATRIZ DE NOSSA BONDADE
Pelo Espírito Santo, podemos produzir bondade, embora não sejams bons.
1. Produzimos bondade quando reconhecemos a bondade de Deus, que nele significa perfeição absoluta e generosidade completa. Este reconhecimento implica que este é o padrão que buscamos para nós mesmos. Se queremos produzir bondade, precisamos meditar na bondade de Deus. O nosso louvor deve ser parte desta contemplação. Quando exaltamos a Deus, contemplamos a Sua bondade. Diante dela, eis o que nos cabe fazer: meditar nela, esperando que ela nos penetre.
2. Produzimos bondade quando reconhecemos que a bondade Deus nos alcançou e nos alcança. Quando achamos que somos o que somos porque somos esforçados, não produzimos bondade. Ao contrário, quando nos lembramos que é a bondade de Deus que permite que estejamos vivos e ativos (Lamentações 3.22), nosso compromisso muda. Quando recordamos que Ele nunca se cansou de nós, nem se cansa de nós, nossa disposição muda.
3. Produzimos bondade quando deixamos de nos considerar os crentes-padrões. A nosso respeito, o apóstolo Paulo traça um retrato arrasador. Eu tomo o que ele escreveu sobre os judeus, porque se aplica completamente aos cristãos: Se, porém, tu, que tens por sobrenome cristãos; repousas no evangelho; te glórias em Deus; conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído no evangelho; estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas, instrutor de ignorantes, mestre de crianças, tendo no evangelho a forma da sabedoria e da verdade; porque (....) não te ensinas a ti mesmo? Por que tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Por que dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Por qe abominas os ídolos e lhes roubas os templos? Por que tu, que te glórias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? (Romanos 2.17-23) O moralista tem dois pesos: um para si mesmo, brandíssimo, e outro para o próximo: severíssimo. O moralista produz justiça para os outros, nunca bondade, a não ser para si mesmo; bondade para si mesmo não é bondade, é auto-indulgência.
4. Produzimos bondade quando temos interesse em perfumar a terra com ela. Podemos pensar as nossas vidas como sendo frascos de perfume. Enquanto o perfume está fechado, não passa de um frasco de perfume. Ninguém sabe qual é o seu cheiro. Às vezes, o frasco é lindo. Às vezes, a marca é charmosa. Há muitos cristãos-frascos. Precisamos ser cristãos-perfumes.
Quando queremos perfumar a terra, nós nos desencapsulamos, nós nos desenfrascamos. É assim que damos o fruto da bondade. Se nos contentamos em ficar fechados em nós mesmos, não produzimos bondade.
5. CONCLUSÃO
Aqueles que vivem pelo Espírito devem encher a terra de bondade, de modo que o mundo veja a bondade de Deus.
De que estamos enchendo a terra?
Esperemos que de bondade. É dela que o mundo precisa. É ela que Deus espera de nós.

Israel Belo de Azevedo, Pastor da Igreja Batista Itacuruçá. Doutor em filosofia, dirige o Programa de Pós-Graduação em Teologia (Mestrado e Doutorado) do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (Rio de Janeiro).
E-Mail: israel@openlink.com.br

VIVENDO CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO

     VIVENDO CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO  
                                                
 
INTRODUÇÃO:
QUEM JÁ PARTICIPOU DE UM REAL AVIVAMENTO?
 
O que significa avivamento?
CONSTA EM ATOS DOS APÓSTOLOS QUE A IGREJA ERA:
UNIDA EM COMUNHÃO, NO PARTIR DO PÃO, NAS ORAÇÕES, NOS JEJUNS, QUE MULTIDÕES DE PESSOAS SE CONVERTIAM, QUE MUITOS ERAM CURADOS, MUITOS BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO, MUITOS LIBERTOS DE DEMÔNIOS, QUE OS LÍDERES SE DEDICAVAM AO ESTUDO E ENSINO DA BÍBLIA, QUE MUITOS CONFESSAVAM SEUS PECADOS, QUE VENDIAM SUAS PROPRIEDADES PARA AJUDAR A QUEM NÃO TINHA NADA, QUE PREGAVAM COM OUSADIA A PALAVRA DE DEUS, CONFIRMANDO O ESPÍRITO SANTO O QUE DIZIAM COM SINAIS E PRODÍGIOS; ISSO É AVIVAMENTO.
 
Como você acha que sua igreja pode viver o avivamento?
PARA COMEÇAR É PRECISO QUE QUEIRAM O AVIVAMENTO, DEPOIS QUE PLANEJEM O AVIVAMENTO, DEPOIS QUE ESCOLHAM OS LÍDERES DESSE AVIVAMENTO (PESSOAS CHEIAS DO ESPÍRITO SANTO), DEPOIS QUE SE UNAM TODOS EM BUSCA DO AVIVAMENTO VIVENDO SANTA E IRREPREENSIVELMENTE.
 
Qual seria o efeito de um avivamento em sua comunidade?
    SALVAÇÃO EM MASSA, CONFISSÃO DE PECADOS, BATISMOS, CRESCIMENTO RÁPIDO E SADIO DA IGREJA, CURAS,                   MILAGRES, DONS DO ESPÍRITO SANTO MANIFESTADOS COM PODER, ETC...
 
I – O AMBIENTE DO AVIVAMENTO (LUGAR ONDE ACONTECE O AVIVAMENTO)
 
1-ORAÇÃO PROFUNDA (MUITA ORAÇÃO INTERCESSORIA, JEJUM, HUMILHAÇÃO DIANTE DE DEUS, SANTIDADE, DESEJO DE VER SALVAÇÃO DAS ALMAS).
                                                                                  
 
2-A PALAVRA DE DEUS (É O GRANDE AGENTE PARA O AVIVAMENTO, ESTAMOS VENDO A PALAVRA SENDO DESPREZADA CADA VEZ MAIS SENDO SUBSTITUÍDA POR FESTAS(NATAL, REVEION, ANIVERSÁRIOS, RETIROS,ETC...), JOGRAIS, COREOGRAFIA (NÃO PASSAM DE DANÇAS ERÓTICAS), SHOWS E OUTROS SACRIFÍCIOS DE TOLOS QUE NÃO CHEGAM NEM PERTO DE AGRADAREM A DEUS.
                                                                                                                              
 
3-LOUVOR NO ESPÍRITO (ADORAÇÃO, BEM DIFERENTE DE CANTAR SÓ, PRECISAMOS DE MÚSICOS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, QUE CANTAM E TOCAM VISANDO GANHAR ALMAS E NÃO FÃS, QUE JEJUAM, ORAM E PARTICIPAM DOS CULTOS, SEJAM NA RUA, NA IGREJA OU NAS MADRUGADAS)
                                                                                                   
 
4-TEMOR DE DEUS (A FALTA DE COMUNHÃO COM O ESPÍRITO SANTO FAZ A MENTE FICAR CAUTERIZADA E NÃO SABER MAIS O QUE É PECADO, O QUE É SANTO OU PROFANO, NÃO OUVE A SUAVE VOZ DO ESPÍRITO SANTO.)
 
5-RENOVAÇÃO ESPIRITUAL (ALEGRIA NO ESPÍRITO, CERTEZA DE SALVAÇÃO, PAZ NA ALMA, UNIÃO COM A IGREJA E SEUS LÍDERES)
                                                                               
 
II – OS FATOS DO AVIVAMENTO (O QUE ACONTECE NUM LUGAR ONDE HÁ AVIVAMENTO)
 
1-O QUE DEUS FEZ ONTEM PODE FAZER HOJE (NOSSO DEUS NÃO É UM DEUS DE ONTEM, MAS DE HOJE, TUDO É URGENTE, PODEMOS FAZER MAIS QUE NOSSOS ANTEPASSADOS, DEUS CONTINUA OPERANDO MARAVILHAS APESAR DOS MAUS OBREIROS, DOS PREGUIÇOSOS, DOS CRÍTICOS E DOS OMISSOS).
 
2-SANTIDADE (SEDE SANTOS PORQUE EU O SENHOR SOU SANTO – SEGUI A PAZ COM TODOS E A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR – ESTA É A VONTADE DE DEUS: A VOSSA SANTIFICAÇÃO, QUE VOS ABSTENHAIS DA PROSTITUIÇÃO – QUEM É SUJO SUJE-SE AINDA, QUEM É SANTO SANTIFIQUE-SE AINDA- FALA-SE MUITO EM PODER E POUCO EM SANTIDADE, É O EVANGELHO FALSO QUE NÃO MUDA AS PESSOAS, CONTINUAM SE VESTINDO COMO O MUNDO, FALANDO COMO O MUNDO E AGINDO COMO O MUNDO; DECIDA-SE DE UMA VEZ : OU DEUS OU O DIABO)
 
3-GLÓRIA DIVINA MANIFESTA (A MISTURA COM O MUNDO, FAZ FICAR PARECIDO COM O MUNDO – DIGA-ME COM QUEM TU ANDAS E TE DIREI QUEM TU ÉS – PODEMOS DAR GLÓRIA, SIMULAR (IMITAR) GLÓRIA, FALAR DE GLÓRIA E MESMO ASSIM NÃO CONHECERMOS NADA DA GLÓRIA DE DEUS.)
        
               4-LOUVOR CELESTIAL (A UNIÃO DA MÚSICA MUNDANA COM A LETRA BÍBLICA NÃO FAZ QUE A CANÇÃO SEJA SACRA E  ACEITA POR 
             DEUS, POIS DEUS NÃO SE AGRADA DE TOLOS E DE LUZ MISTURADA COM TREVAS, O ROCK CONTINUA SENDO DO DIABO E AOS
             HOMENS SE APLAUDE MAS A DEUS SE ADORA EM ESPÍRITO E EM VERDADE COM SACRIFÍCIOS DE LOUVOR DE LÁBIOS SANTOS – NÃO
            É A MÚSICA QUE FAZ DEUS SE MANIFESTAR, É DEUS QUE HABITA NO MEIO DE LOUVORES SANTOS)
 
5-PODER CELESTIAL (OPERAÇÃO MIRACULOSA DE DEUS NO MEIO DE SEU POVO ATRAVÉS DOS DONS.
 
6-MILAGRES DE CURAS ( DOENÇAS SÃO CURADAS, DEMÔNIOS FOGEM, PARALÍTICOS ANDAM, A NATUREZA É ABALADA PELA PRESENÇA PODEROSA DE DEUS EM NOSSO MEIO)
 
7-O PECADO, DEUS NÃO O DISSIMULA (ESCONDE, DISFARÇA).- HÁ REVELAÇÃO E CONSEQÜENTE ARREPENDIMENTO DE PECADOS, HÁ DECISÃO DE MUDANÇA DE VIDA E COMPORTAMENTO.
 
III- A CONTINUAÇÃO DO AVIVAMENTO (O QUE FAZER PARA NÃO ACABAR O AVIVAMENTO)
 
1-HUMILHAÇÃO DO POVO DE DEUS (cuidado com liturgismo, abertura ao secularismo, social, excesso de louvor e lembrar que a gloria é de DEUS)
 
2-FÉ INABALÁVEL EM DEUS (cuidado com emocionalismo, liderança sem jejum-oração-palavra)
 
3-A FORÇA DO SENHOR.(responsabilidade individual e dependência do senhor sempre)
 
CONCLUSÃO
        1.        DEVEMOS CONSIDERAR A PALAVRA DE DEUS COMO AGENTE DIVINO PARA O VERDADEIRO AVIVAMENTO.
        2.        QUAIS OS PRINCIPAIS FATOS PARA UM AVIVAMENTO GENUÍNO?
        3.        AVIVAMENTO SÓ COM ORAÇÃO (JEJUM), FÉ(PALAVRA DE DEUS) E LOUVOR(ADORAÇÃO EM ESPÍRITO E EM VERDADE)
        4.        DECISÃO DE ROMPER COM O MUNDO E ENCHER-SE DO ESPÍRITO SANTO, VIVENDO EM SANTIDADE.
 
 

A vida cheia do Espírito Santo

 A Bíblia diz que há três espécies de pessoas:
1.  O Homem Natural
      (aquele que ainda não recebeu a Cristo)

"O homem que não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente" (1 Coríntios 2:14)
VIDA
CONTROLADA PELO "EU"
"EU" no centro da vida.
CRISTO do lado de fora da vida.
Ações e atitudes controladas pelo "EU" , resultando em discórdias e frustrações.

2.  O Homem Espiritual
      (aquele recebeu a Cristo e tem a sua vida dirigida pelo Espírito de Deus)

"O homem espiritual discerne todas as coisas" (1 Coríntios 2:15,16).
VIDA CONTROLADA POR CRISTO
CRISTO  no centro da vida.
"EU" fora do centro.
Ações a atitudes controladas por CRISTO, resultando em harmonia com o plano de Deus.
3.  O Homem Carnal
       (aquele que já recebeu a Cristo, mas vive em derrota, porque confia em seus próprios esforços para viver a vida cristã)

"Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições para isso. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Pois, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? (1 Coríntios 3:1-3)
VIDA
CONTROLADA PELO "EU"
"EU" entronizado.
CRISTO destronado.
Ações e atitudes controladas pelo "EU", resultando em discórdias e frustrações.

            1Deus Providenciou para nós Uma Vida Cristã Frutífera e Abundante
  • Disse Jesus: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente." (João10:10)
  • "Eu sou a videira;  vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma." (João 15:5)
  • "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." (Gálatas 5:22,23).
  • "Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra" (Atos 1:8)
O Homem Espiritual - Algumas características pessoais resultantes da sua confiança em Deus:
É Cristocêntrico
É dirigido pelo Espírito Santo
Conduz outros a Cristo
Possui vida efetiva de Oração
Conhece a Palavra de Deus
Confia em Deus
Obedece a Deus
Amor
Alegria
Paz
Paciência
Bondade

Fifelidade

Mansidão
Domínio próprio

À medida que o cristão vai confiando no Senhor em todos os detalhes da sua existência e segundo a sua maturidade em Cristo, essas características se manifestam em sua vida. Aquele que está apenas começando a compreender o ministério do Espírito Santo não deve desanimar, se não é tão frutífero como cristãos mais maturos que já experimentaram esta verdade por um período mais extenso.

Por que a maior parte dos cristãos não está experimentando esta "vida abundante"?
            2O Homem Carnal não pode experimentar a vida cristã abundante e frutífera

O Homem carnal confia em seus próprios esforços para viver a vida cristã:
  1. Ou ele não está informado a respeito do amor de Deus, seu perdão e poder ou se esqueceu deles (Romanos 5:8-10Hebreus 10:1-251 João 11 João 2:1-32 Pedro 1:9Atos 1:8).
  2. Tem uma experiência espiritual cheia de altos e baixos.
  3. Não entende a si mesmo - deseja fazer o que é certo, mas não consegue.
  4. Deixa de receber o poder do Espírito Santo para viver a vida cristã.
    (
    1 Coríntios 3:1-3Romanos 7:15-248:7Gálatas 5:16-18)

O Homem Carnal - Algumas ou todas as caracterísiticas seguintes identificam o cristão que não confia plenamente em Deus:
ignorância de sua herança espiritual
Incredulidade
Desobediência
Perda do amor para com Deus e com os outros
Vida pobre de oração
Falta de desejo de estudar a Bíblia
Atitudes Legalistas
Pensamentos impuros
Ciúmes
Inveja
Preocupação
Desânimo
Espírito de Crítica
Frustração
Falta de Propósito na vida

(A pessoa que se declara cristã mas continua na prática do pecado, deve compenetrar-se de que talvez não seja  verdadeiramente cristã, de acordo com (
1 João 2:33:69Efésios 5:5). Clique aqui para obter a certeza de que você é realmente um cristão.

A terceira verdade, nos oferece a única solução deste problema...

                3Jesus prometeu a vida abundante e frutífera como resultado da plenitude (controle e poder) do Espírito Santo
A vida cheia do Espírito é a vida dirigida por Cristo, pela qual Cristo vive sua vida em nós e através de nós, no poder do Espírito Santo (João 15).
  • Uma pessoa se torna cristã através do poder do Espírito Santo, conforme João 3:1-8. Desde o nascimento espiritual de novo o Espírito Santo permanentemente no cristão (João1:12Colossenses 2:910João14:16,17). Embora o Espírito Santo habite em todos os cristãos, nem todos os cristãos são cheios (vivem sob o controle e poder) do Seu poder.
  • O Espírito Santo é a fonte da vida transbordante (João 7:37-39).
  • O Espírito Santo veio para glorificar a Cristo (João 16:1-15). Quando alguém é cheio do Espírito Santo, ele é um verdadeiro discípulo de Cristo.
  • Antes de ascender aos céus, Cristo prometeu enviar-nos o poder do Espirito Santo para nos capacitar a fim de sermos suas testemunhas (Atos 1:1-9).
Então, como alguém pode ser cheio do Espírito Santo?

            4Somos cheios do Espírito Santo pela fé; Podemos, então, experimentar a vida abundante e frutífera que Cristo prometeu a todo cristão

Você pode ser cheio do Espírito Santo agora mesmo, se você:
  • Desejar sinceramente ser controlado e fortalecido pelo Espírito Santo (Mateus 5:6João 7:37-39).
  • Confessar os seus pecados. Pela  agradeça a Deus o fato de lhe haver perdoado todos os pecado - passados, presentes e futuros - porque Cristo morreu por você (Colossenses 2:13-151 João 12:1-3Hebreus10:1-17).
  • Apresente cada área de sua vida a Deus (Romanos 12:1-2).
  • Pela  tome posse da plenitude do Espírito Santo, de acordo com:
1. Sua Ordem - Seja cheio do Espírito Santo. "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" (Efésios 5:18)
2. Sua Promessa - Ele responderá quando orarmos de acordo com Sua vontade. "E esta é a confiança que temos Nele, que, se perdirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos". (1 João 5:14,15)
A fé pode ser expressa através da oração…

Como orar com fé para ser cheio do Espírito Santo
Somos cheios do Espírito Santo pela fé. Entretanto, a verdadeira oração é um modo de expressar a sua fé. Sugerismo a seguinte oração:
"Querido Pai, eu preciso de Ti. Reconheço que tenho procurado dirigir a minha própria vida e como resultado, tenho pecado contra Ti. Te agradeço pelo perdão dos meus pecados através da morte de Cristo na cruz. Agora convido a Cristo para tomar novamente a direção da minha vida. Enche-me do teu Espírito como ordenastes que eu fosse cheio e como prometeste em Tua Palavra que farias se pedisse com fé. Peço isto no nome de Jesus. Como expressão da minha fé, agradeço-te agora por dirigir a minha vida e encher-me do teu Espírito Santo. Amém"
Esta oração expressa o desejo do seu coração ? Se é assim ore a Deus e confie em que Ele o encherá do Espírito Santo agora mesmo.
Como saber que você está cheio (sob o controle e poder) do Espírito Santo?
Você pediu a Deus que o enchesse do Espírito Santo ? Você sabe que está cheio do Espírito Santo agora? Baseado em que? (Na fidelidade do próprio Deus e Sua Palavra), (Hebreus 11:6;Romanos 14:22, 23.)
A nossa autoridade é a promessa da Palavra de Deus, a Bíblia, e não as nossas emoções . O cristão vive pela fé (confiança) na fidelidade de Deus e de Sua Palavra. O diagrama do trem, ilustra a relação entre fato (Deus e Sua Palavra), fé (nossa confiança em Deus e em Sua Palavra), e emoção (o resultado da nossa fé e obediência) (João 14:21).




  1. Sua vida demonstrará mais e mais o fruto do Espírito (Gálatas 5:22, 23) e será cada vez mais transformado a imagem de Cristo (Romanos 12:22 Coríntios 3:18).
  2. Sua vida de oração e seu estudo da Palavra de Deus se tornarão mais significativos.
  3. Você experimentará o Seu poder ao testemunhar (Atos 1:8).
  4. Você estará preparado para o confronto espiritual contra o mundo (1 João 2:15-17); contra a carne (Gálatas 5:16-17); e contra satanás (1 Pedro 5:7-9Efésios 6:10-13).
  5. Você experimentará o poder de Deus para resistir a tentação e ao pecado (1 Coríntios 10:13Filipenses 4:13Efésios 1:19-232 Timóteo 1:7Romanos 6:1-16)
Respiração Espiritual
Pela fé você pode continuar a experimentar o amor de Deus e Seu perdão.
Se você percebe que algo em sua vida (atitudes ou ações) desagrada a Deus, mesmo que esteja andando com Ele e sinceramente deseje serví-lo, agradeça a Deus o perdão dos seus pecados - passados, presentes e futuros - mediante a morte de Cristo na cruz. Pela fé receba o amor e perdão de Deus e continue a ter comunhão com Ele.
Se você retomar o trono de sua vida através de algum pecado - o que é um ato definido de desobediência - respire espiritualmente.
Respiração Espiritual (exalando o que é impuro e inalando o que é puro) é um exercício de fé que permite a você continuar a experimentar o amor e o perdão de Deus.
1. Exale - confesse o pecado - reconheça que este pecado (ou pecados) é errado e desagrada a Deus e agradeça-lhe pelo seu perdão, de acordo com 1 João 1:9 eHebreus 10:1-25. A confissão também envolve arrependimento - uma mudança de atitude que gera um mudança de ação.
2. Inale - submeta o controle de sua vida a Cristo e pela fé aproprie-se da plenitude do Espírito Santo. Confie em que agora Ele o dirige e fortalece de acordo com aordem de Efésios 5:18, e a promessa de 1 João 5:14,15.
 
                                                 

VENHA NOS FAZER UMA VISITA!

IGREJA PENTECOSTAL CASA DE ORAÇÃO


VOCÊS NÃO IMAGINAM ...

como fiquei feliz ao recebe-las no nosso 11º Encontro de chá de Mulheres Unifé.

Saibam que vocês são PESSOAS QUE ADMIRO muito,

são
REALMENTE ESPECIAIS,

e recebe-laS fez o meu dia muito mais feliz.

Tomara que a gente continue assim,

sempre trocando gestos de
AMIZADE e CONSIDERAÇÃO.

Acho que a gente deveria viver assim,

DISTRIBUINDO PALAVRAS AMIGAS

e fazendo com que o amor se alastre pelo mundo atraves da confraternização,

por isso não devemos PERDER nenhuma oportunidade

de manifestar bons sentimentos.

SEJAM ABENÇOADAS ...

Quantos cristãos, nestas eleições, quebrarão princípios bíblicos?

Um deles está no Livro de Deuteronômio 17:14,15. Lá nos diz o SENHOR: "Quando entrares na terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim com têm todas as nações que estão ao redor de mim, porás, certamente, sobre ti como rei aquele que escolher o SENHOR, teu Deus; DENTRE TEUS IRMÃOS PORÁS REI sobre ti; NÃO PODERÁS PÔR HOMEM ESTRANHO SOBRE TI, QUE NÃO SEJA DE TEUS IRMÃOS." Que não soframos as consequências de nos faltar entendimento!!!

É MUIIIIIIIIIIIIIIITO LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

É MUIIIIIIIIIIIIIIITO LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!
EU QUERO UMAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!




Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano


Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Sex, 28 de Agosto de 2009 08:32
BRASÍLIA - Um inusitado acordo entre católicos e evangélicos permitiu a aprovação nesta quarta-feira do tratado celebrado entre o governo brasileiro e o Vaticano. Depois de quatro horas de discussão, o texto foi aprovado por votação simbólica. Ainda será votada a Lei Geral das Religiões, de interesse dos evangélicos, como compensação.
Os opositores do tratado argumentaram que trata-se de um privilégio para a Igreja Católica e que o documento fere o princípio da laicidade do Estado. Os evangélicos fizeram discursos contra, apesar do acordão para aprovação do projeto, o que só ocorreu depois de quatro horas de discussão.
- É um privilégio para apenas uma religião em detrimento às demais - disse o evangélico Takayama (PSC-PR).
O texto da Lei Geral das Religiões é uma cópia do tratado do Brasil com a Santa Sé. A única diferença é que a expressão Igreja Católica é excluída ou substituída por "todas as confissões religiosas". O tratado entre Brasil e Vaticano é um acordo internacional e não pode ser modificado pelo Congresso, que o aprova ou o rejeita na íntegra. Um dos pontos mais polêmicos envolvia o ensino religioso. Para os evangélicos, o tratado prevê que as escolas adotarão o catolicismo nessas aulas. O Ministério da Educação chegou a se pronunciar contra esse artigo, com este mesmo receio.
Antes da votação, o autor da Lei Geral, George Hilton (PP-MG), circulava tranquilo pelo plenário, certo do cumprimento do acordo.
- Já está combinado: aprovamos o deles e eles aprovam o nosso - disse Hilton.
Eduardo Cunha, ligado aos evangélicos e relator do projeto da Lei Geral das Religiões, foi o principal artífice da negociação. Ele conseguiu número de assinaturas de líderes suficientes para dar caráter de urgência ao texto. Indignado, Chico Alencar (PSOL-RJ) criticou o acordo entre católicos e evangélicos.
- É um acordo que libera de vez o mercado da fé. Uma demonstração de que amam mais o dinheiro que a Deus - disse.
Fonte: O Globo