10º ENCONTRO DE CHÁ DE MULHERES

10º ENCONTRO DE CHÁ DE MULHERES
UNIFÉ

“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade

“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade
“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade de filha amada, capacitada pelo Espírito e chamada a uma vocação pessoal e intransferível”.

sábado, 5 de setembro de 2009

Salmo128

SERMÃO: A Canção da Família: Salmo128

(Baseado em autor desconhecido. Pregado por Hélio, cerca 1996)

ESCRITURA (em voz uníssona, pela ACF ou ARC): Salmo 128 <>

1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.

2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.

3 A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.

4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.

5 O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.

6 E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.




RESUMO do SERMÃO

(para ser quase que memorizado na véspera, e revisto 10 min antes da entrega da mensagem):

"A Canção da Família Salmo 128 " --Veremos o que este cântico nos fala sobre as prioridades de Deus dá às famílias(e ensina que elas também tenham).

Salmo 128 é escrito aos homens como os cabeças das famílias. O Espírito Santo promete que homens que temem o Senhor produzirão famílias tementes a Deus que resultarão em uma sociedade, um país tementes aDeus. Há uma sensação de divino decoro quando um homem se levanta como o cabeça(diferente de tirano!) da família (1Coríntios 11:3, Efésios 5:23)

1Cor 11:3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

Efésios 5:23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

Verso 1: 1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Bem-aventurança vem para aqueles que têm duas coisas: no coração, uma postura de temor do (e ao) Senhor; na vida, uma postura de obediência. Temer ao Senhor é mais que apenas mostrar reverência e respeito. É entender que Deus é santo --perfeitamente reto, justo, e verdadeiro -- em tudo que faz, e que algum dia teremos que nos levantar diante d’Ele e dar conta de nossas vidas. Há um medo extremamente solene associado com este pensamento. Bem-aventurança vem para aqueles que permitem ao Senhor penetrar seus pensamentos, planos e decisões de agora, porque a eternidade já vem assomando à frente.

Pelo lado positivo (o que é, e suas vantagens): quando entendemos quem é Deus e para onde toda a História humana está indo, somos motivados a obedecer a Deus e achar e seguir o Seu desejo para nossas vidas, como é revelado na Sua palavra (II Pedro 3:10ss.).

Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo,se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

Pelo lado negativo (o que não é, e suas desvantagens): Aqueles que realmente têm reverente medo do Senhor (O temem),entendem as conseqüências da desobediência e são movido à ação pela compreensão de Deus. Nossas famílias têm que ter um compromisso mais alto para com a vontade de Deus do que para com nosso próprio conforto pessoal, segurança, e felicidade.

Verso 2: 2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. Nós seremos recompensados plena e infalivelmente na infinita eternidade, tão próxima, mas já começamos a ser recompensados nesta vida. A garantia de Deus é de vida, paz, provisão e felicidade; é que nosso sustento será suficiente, e bênçãos e prosperidade serão nossas. Isto não significa que nós seremos ricos ou sem problemas, mas significa que Deus fará todos os tipos de graça disponíveis para nós (2 Coríntios 9:8). E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;

Verso 3a: A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; ... a sua esposa produzirá frutos, bênçãos. Da mesma maneira que vinhas produzem fruto que pode ser usado em uma variedade de modos (uva fresca,passa, suco fresco de uva, suco fervido e concentrado, suco pasteurizado e conservado, vinagre de uva, etc.), assim também uma esposa tem muitas funções e é muitas bênçãos na casa. É significante que David enfoca o papel dela como esposa e não como mãe ou outra qualquer coisa (“a tua esposa” tem ênfase diferente de a“mãe de teus filhos, a dona responsável e administradora da casa, etc”.); o Espírito Santo priorizou a relação de marido/esposa antes da relação pai/mãe/filhos!!! Este é um importante equilíbrio a manter.Maridos, querem fazer seus filhos felizes? Amem suas esposas (como Cristo amou a igreja e deu Sua vida em resgate por ela, etc. Não há possibilidade de vocêfazer seus filhos felizes se você não fizer seu cônjuge feliz!)

Verso 3b: ... os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Seus filhos, criados nos caminhos do Senhor, serão uma grande bênção.Também, estarão enchidos, cheios de promessas de esperança. Um broto de azeitona, o começo de uma planta nova, está cheio de promessas; assim são nossas crianças:

Salmo 127:4Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.

Provérbios22:6 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Temos que criar nossos filhos levando-os da total dependência em nós (como pequeninos) até a total independência de nós (como adultos) e dependência em Deus, com uma segurança confiante que Deus cuidará por eles.

Verso 4: 4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR. Deus,através de Daví, está repetindo uma verdade fundamental, por ênfase. É como se dissesse “Eu disse isto uma vez, e eu direi isto novamente, para você gravar bem.” (Repetindo o coro do canção.)

Versos 5-6:

5 O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.

6 E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

Deus promete longevidade, bênçãos, e paz

Deus é entusiasta pela família, é Ele que a criou, a ama e enfatiza, mas ela não é um fim em si mesma; Ele deseja que causemos um incessante e profundo impacto na comunidade ao nosso redor. Para nós, o avanço do Reino de Deus é a meta, e bem-aventurança é o subproduto.

Mat 6:33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Se houver tempo:

Ler(em uníssono, pela ACF ou ARC) e exortar (1) os maridos a assumirem o papel de líder espiritual dos filhos (além de líder espiritual da esposa) e (2) afazerem cultinho diário em casa, bem simples, adaptado à idade das crianças: Deut11:18-21

18 ¶ Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos.

19 E ensinai-as a vossos filhos, falando delas (a) assentado em tua casa, e (b) andando pelo caminho, e (c)deitando-te, e (d) levantando-te;

20 (e) E escreve-as nos umbrais de tua casa,e nas tuas portas;

21 Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.

(Cultinho em casa, sim, mas também falar da Palavra nas 4 situações não planejadas!)


ESBOÇO DO SERMÃO (a ser consultado com os olhos, durante a entrega da mensagem; e posto no quadro negro?)

I. Introdução:

A. Os Salmos constituíram o “Cantor Cristão”, o único hinário da nação hebréia e das igrejas dos primeiros séculos.

B. Neste dia da criança/ dia de dedicação de uma criança, parece apropriado examinarmos Salmo 128: a canção da família.

II. A canção da família

A. Estrutura do Salmo

1. Um homem temente a Deus leva a uma família temente a Deus, resultando numa cidade e num país tementes a Deus.

2. Sentimos o decoro divino quando o homem se posiciona como cabeça da família (I Cor 11:3e Efe 5:23)

B. Verso 1: Bênçãos vêm para aqueles que têm duas coisas:

1. A postura do coração é de temor ao Senhor

a. Isto significa “ter medo, ter temor, temer”, não apenas “prestar reverência,respeitar”

b. IICor 5:9-10

c. Bênçãos vêm para aquele que permite que Deus permeie todo seu pensar, planejar, tomar decisão, e agir.

2. A postura da vida é de obediência

a. Entender quem Deus é, e o que Ele está fazendo no universo e na raça humana, nos motiva a cooperarmos com Ele por felizes procurarmos, descobrirmos, reconhecermos,aceitarmos e seguirmos a Sua vontade para a nossa vida. (II Ped 3:10ss)

b. Entenderas conseqüências da desobediência também nos motiva, do mesmo modo.

c. Temos que ter uma dedicação à vontade de Deus maior que ao nosso conforto pessoal,segurança e felicidade.

C. Verso 2: Seremos plenamente recompensados na eternidade, mas podemos começar a o ser, já nesta vida.

1. A garantia de Deus é que nosso sustento será suficiente e seremos prósperos

a. Experimentaremos,teremos todos os tipos de graça (II Cor 9:8)

b. Isto de modo algum significa que seremos ricos, sem nenhum problema, teremos tudo que cobiçarmos!

2. As bênçãos não se limitam ao núcleo da família (cônjuge + filhos)

D. Verso 3a: Sua esposa será uma bênção,cheia de frutos variados

1. Como uma vinha produz fruto que pode ser usado de muitas maneiras, assim também uma esposa tem variadas funções no lar, é uma bênção de muitas formas.

2. Note que o Espírito Santo prioriza a relação esposo/esposa antes da relação pai/mãe/filhos.

E. Verso 3b: Seus filhos estarão cheios de promessas de esperança

1. Um broto de oliveira é o jovem começo de uma nova árvore

2. Filhos têm promessas excelentíssimas, cheias de esperança (Sal 127:4, Prov 22:6)

F. Verso 4: “Eu já disse uma vez, vou dizê-lo de novo” (como cantando o côro novamente)

G. Versos 5, 6: Deus é pela família, mas não como um fim em si própria. Ele deseja que causemos um impacto ao nosso redor.

1. No Salmo, a paz e bênção sobre todo Israel é a meta, não a bênção da família individual

2. Para nós, avançar o reino de Deus é a meta.

APLICAÇÃO: Por que o Espírito Santo prioriza a relação marido/esposa? ... O Espírito Santo não está lhe mostrando que você precisa fazer mudanças radicais e permanentes, para fazer sua vida e seus valores se alinharem com a perfeita vontade de Deus?

1. Se você ainda não foi salvo por arrepender-se, crer só em Cristo, e recebê-Lo,então ...

2. Se você já está salvo, convide o Espírito Santo a ajudar você a fazer o que Ele agora mesmo está lhe mostrando...

3. Ore pelos esposos, para serem bons cabeças da família ... E pelas esposas infelizes ou abandonadas... E pelos filhos ... Ore pela nossa sociedade e país...



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). Esta Bíblia e a ARC (excelente até a edição 1894, ainda aceitável nas edições da IBB/JUERP, desaconselhada na edição SBB-1995) 1948) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENHA NOS FAZER UMA VISITA!

IGREJA PENTECOSTAL CASA DE ORAÇÃO


VOCÊS NÃO IMAGINAM ...

como fiquei feliz ao recebe-las no nosso 11º Encontro de chá de Mulheres Unifé.

Saibam que vocês são PESSOAS QUE ADMIRO muito,

são
REALMENTE ESPECIAIS,

e recebe-laS fez o meu dia muito mais feliz.

Tomara que a gente continue assim,

sempre trocando gestos de
AMIZADE e CONSIDERAÇÃO.

Acho que a gente deveria viver assim,

DISTRIBUINDO PALAVRAS AMIGAS

e fazendo com que o amor se alastre pelo mundo atraves da confraternização,

por isso não devemos PERDER nenhuma oportunidade

de manifestar bons sentimentos.

SEJAM ABENÇOADAS ...

Quantos cristãos, nestas eleições, quebrarão princípios bíblicos?

Um deles está no Livro de Deuteronômio 17:14,15. Lá nos diz o SENHOR: "Quando entrares na terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim com têm todas as nações que estão ao redor de mim, porás, certamente, sobre ti como rei aquele que escolher o SENHOR, teu Deus; DENTRE TEUS IRMÃOS PORÁS REI sobre ti; NÃO PODERÁS PÔR HOMEM ESTRANHO SOBRE TI, QUE NÃO SEJA DE TEUS IRMÃOS." Que não soframos as consequências de nos faltar entendimento!!!

É MUIIIIIIIIIIIIIIITO LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

É MUIIIIIIIIIIIIIIITO LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!
EU QUERO UMAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!




Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano


Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Sex, 28 de Agosto de 2009 08:32
BRASÍLIA - Um inusitado acordo entre católicos e evangélicos permitiu a aprovação nesta quarta-feira do tratado celebrado entre o governo brasileiro e o Vaticano. Depois de quatro horas de discussão, o texto foi aprovado por votação simbólica. Ainda será votada a Lei Geral das Religiões, de interesse dos evangélicos, como compensação.
Os opositores do tratado argumentaram que trata-se de um privilégio para a Igreja Católica e que o documento fere o princípio da laicidade do Estado. Os evangélicos fizeram discursos contra, apesar do acordão para aprovação do projeto, o que só ocorreu depois de quatro horas de discussão.
- É um privilégio para apenas uma religião em detrimento às demais - disse o evangélico Takayama (PSC-PR).
O texto da Lei Geral das Religiões é uma cópia do tratado do Brasil com a Santa Sé. A única diferença é que a expressão Igreja Católica é excluída ou substituída por "todas as confissões religiosas". O tratado entre Brasil e Vaticano é um acordo internacional e não pode ser modificado pelo Congresso, que o aprova ou o rejeita na íntegra. Um dos pontos mais polêmicos envolvia o ensino religioso. Para os evangélicos, o tratado prevê que as escolas adotarão o catolicismo nessas aulas. O Ministério da Educação chegou a se pronunciar contra esse artigo, com este mesmo receio.
Antes da votação, o autor da Lei Geral, George Hilton (PP-MG), circulava tranquilo pelo plenário, certo do cumprimento do acordo.
- Já está combinado: aprovamos o deles e eles aprovam o nosso - disse Hilton.
Eduardo Cunha, ligado aos evangélicos e relator do projeto da Lei Geral das Religiões, foi o principal artífice da negociação. Ele conseguiu número de assinaturas de líderes suficientes para dar caráter de urgência ao texto. Indignado, Chico Alencar (PSOL-RJ) criticou o acordo entre católicos e evangélicos.
- É um acordo que libera de vez o mercado da fé. Uma demonstração de que amam mais o dinheiro que a Deus - disse.
Fonte: O Globo