10º ENCONTRO DE CHÁ DE MULHERES

10º ENCONTRO DE CHÁ DE MULHERES
UNIFÉ

“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade

“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade
“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade de filha amada, capacitada pelo Espírito e chamada a uma vocação pessoal e intransferível”.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Depressão Sob a Perspectiva Bíblica


1 Reis 19 : 1 -16

INTRODUÇÃO

Nossa pretensão neste Estudo, é abordar o tema depressão sob a perspectiva bíblica. Em Heb. 4:12 diz: “a Palavra de Deus é mais penetrante que espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas e dos pensamentos e intenções do coração. Sendo assim, ela quando aplicada é a melhor terapia para as crises humanas, pois é capaz de mostrar as grandes causas de nossos conflitos e ainda nos curar deles. A depressão tem sido o drama de inúmeros brasileiros, em especial, a muitos evangélicos. Muitos Pastores ensinam que a depressão é uma manifestação "diabólica", mesmo que seja em crentes. Estaremos mostrando que a depressão não é um desafio novo a vida cristã, mas que ela já fez parte da vida de muitos homens de Deus da história bíblica. Exemplos de servos de Deus que tiveram Depressão: O salmo 42, onde o salmista sente sua alma numa sequidão profunda, numa ausência de sentido para a vida ao ponto de assimilar a indagação dos ímpios: Onde está o seu Deus? Por que não dizer de Elias, que ameaçado por Jezabel afugenta-se, pede a morte, esconde-se numa caverna, que existencialmente revela a complexidade de seus conflitos. Tentaremos abordar este tema de forma a mostrar que este problema é mais fácil de superar quando se reconhece que ele faz parte da vida como os demais e precisa ser encarado sobre a perspectiva da graça de Deus.

I - QUAIS OS SINTOMAS DA DEPRES?

Dentro deste assunto estaremos mostrando algumas reações sintomáticas que sempre acometem a vida de uma pessoa depressiva. Vejamos:

1 - visão pessimisTA e se torna autodepreciativo. Passa a ver tudo do ponto de vista negativo, parece perder a fé na vida. Sempre se desvaloriza diante de pessoas e situações das quais se sente desafiado. E, por fim, chega a conclusão de que não vale a pena viver. O conselho de Abraão Lincoln para este tipo faz muito sentido quando ele diz: " A maioria das pessoas será feliz na medida em que decidir sê-lo".

2 - PERDA do apetite. Como conseqüência ocorre a perda de peso, a pessoas que quando deprimidas passam a comer mais, enquanto outras perdem o apetite.

3 - O deprimido sofre perturbações do sono, É uma sensação de cansaço físico e emocional impressionante e lentidão na fala e pensamentos. Quando uma pessoa está deprimida, mesmo sem ter feito muita coisa, sente-se indisposto para trabalhar, algumas vezes até mesmo para tomar o café da manhã. Quando tenta falar nestas ocasiões nem eu mesmo consegue ouvir o que está dizendo. A mente como um idoso cansado a subir um mui alto morro.

4 - sentimentos de culpa e indignidade. Essas culpas são reais ou imaginárias. Por exemplo: algumas pessoas deprimidas por crises financeiras podem se sentir culpadas por não serem ricas, que não faz nenhum sentido. E destas culpas, reais ou não, advém a "síndrome do coitadinho", ou seja, a pessoa passa a enfatizar seus defeitos e suprimir suas qualidades.

5 - Isolamento social e familiar, introspecção.

6 - Tristeza profunda e constante,

7 - Falta de esperança que conduz a incapacidade de lutar pelo que se acredita na vida, a incapacidade de tomar decisões

8 - E tonturas, palpitações, dificuldades respiratórias, acidez estomacal, mudanças de temperamento e

9 - Sensação de Inutilidade

10 - Sensação de cansaço

11 - Diminuição da Capacidade de Concentração

12 - Dor Crônica

13 - Ansiedade

14 - Indecisão ou Insegurança

15 - Medo e Choro Fácil

16 - Diminuição do Impulso Sexual

17 - Hipocondria

18 - Irritabilidade

19 - Redução da Capacidade de Experimentar Prazer

20 - Desesperança

21 - DESEJO DE Suicídio

Estes e outros sintomas perfazem o quadro de um deprimido e a pergunta natural que fazemos em vista de tão complexa sintomatologia é;

II - QUAIS SÃOS AS CAUSAS DA DEPRESSÃO?

Tentaremos enumerar algumas coisas que acreditamos ser causas da depressão, dividindo-as em algumas partes. Mas antes é bom dizer que os especialistas afirmam que algumas pessoas possuem propensão a depressão por questões genéticas, mas estas não são a maioria, por isso estudemos algumas causas.

A. Causas existenciais, as principais são:

1. Perda de um ente querido.

2. Ruptura de um romance

3. Rejeição por parte de pessoas queridas

4. Separação matrimonial ou conflitos conjugais

5. Enfermidades prolongadas

6. Esgotamento físico-mental

7. Endividamentos, crimes, acidentes e etc

B. Causas psicológicas

Dentre estas causas, destacamos

1. a baixa estima,

2. o complexo de inferioridade,

3. o perfeccionismo,

4. a solidão e a idade elevada.

5. A ira, o rancor, o ódio e qualquer tipo de hostilidade, quando reprimidas no coração tendem a nos deprimir e a provocar variadas reações em cadeia que muito nos prejudicam.

6. Um outro detalhe que não pode ser esquecido é que a culpa por pecados ocultos também pode ser uma grande causadora da depressão. Aliás, não só a depressão é patrocinada por causas psicológicas, mas grande parte das nossas doenças é também causada por este conflito.


C. Causas espirituais

Ilustração:

Certa vez, em um programa de rádio, um irmão estava orando e repreendendo o "espírito de depressão" que atuava sobre a vidas das pessoas. Na verdade não existe este "espírito", mas uma coisa é certa todos os demônios deprimem as pessoas, pois esta é a missão deles. Contudo, se por falta de preparo um pastor considera estes tipos de problemas como sendo apenas espirituais, ele terá pessoas doentes em sua igreja.

1. .. É preciso entender a necessidade de um especialista nestes casos

2. e também deve se ministrar mais freqüentemente sobre estes assuntos objetivando a cura. A Bíblia fala de dois tipos de tristezas que podem nos acometer, "tristeza segundo Deus" e a "tristeza segundo o mundo". Na "tristeza segundo Deus" opera-se o arrependimento, mas na "tristeza segundo o mundo" opera a morte, e naturalmente a depressão. 2 Co 7.10, Os cristãos devem discernir quando é que se esta enfrentando um abatimento, uma crise intima por causa de pecados e um abatimento que leve a destruição. Para melhor compreendermos este tema estudaremos, pois, a depressão de Elias.

III - Elias, um homem de Deus deprimido. (1RS 19:1-16)

Quem lê o contexto antecedente deste capítulo fica sem entender esta ultima atitude de Elias.

Porque Elias foge da ameaça de uma mulher depois de ter prodigiosamente ter desafiado 450 homens e os vencidos?

Porque sua espiritualidade se curva de tal modo a fugir, a esconder-se?

Por que ele se deixou deprimir? Diríamos nós!!!

1. Primeiro, porque quando ele chega na cidade ele percebe que tudo o que ele fez, parece não ter produzido o resultado esperado. Pois ao invés dele ter sido recebido ele foi ameaçado. Então ele se enche de medo, perde sua confiança inabalável no livramento de Deus e começa a fugir das piores humilhações que um homem pode receber, a humilhação de uma mulher. E para fugir ele teve que caminhar muito já estando cansado ao ponto de chegar ao deserto e deitar-se debaixo de um zimbro pedindo a morte. Aqui está o ápice de seu estado depressivo. Ele não quer morrer nas mãos de uma mulher como Jezabel, mas não admite fugir dela.

Talvez ele se perguntasse:

1. porque eu não cri em Deus e fiquei lá mesmo a esperar o livramento de Deus?

2. Como aquele povo me veria agora?

3. Que belo profeta sou eu? Não sei se eram estes os pensamentos mais que eram pensamentos negativos eu sei, pois levavam ao desejo de morrer. E este tipo de desejo é comum em momentos que nos culpamos e nos sentimos inferiorizados por alguma coisa. E ainda ele corre e entra numa caverna, que significa muitas coisas dentre elas que ele havia se fechado para o mundo, num universo reduzido a seus censos de proteção, longe de todo mundo na caverna de suas próprias razões e afirmações esperando um encontro com Deus. E o interessante é que Deus não lhe culpa por seus sentimentos, não lhe dá um sermão por ter fugido, se escondido, pedido a morte. Antes, Deus aparece como médico de Elias e o introduz dentro de uma terapia anti-depressiva que resolve o problema de Elias. Veremos agora quais foram os meios usados por Deus para curar a depressão de Elias.

IV - Como Deus curou a Elias de sua depressão?

1 - Deus deu-lhe umas boas férias, com bastante comida e horas de repouso. v 8

Ser profeta como Elias e no momento dele era estressante e cansativo.

Elias estava esgotado físico-emocionalmente e Deus sabia disto.

E a terapia usada foi repor este esgotamento de Elias permitindo-o dormir e se alimentar bem.

A boa alimentação e o repouso físico são essenciais a recuperação dos deprimidos.

O sono deve ser de no mínimo oito horas e a alimentação deve se bem administrada.

Se possível, umas pequenas férias poderia ajudar, pois nos tiraria do nosso estado depressivo.

2 - Deus o conduz a reflexão consciente sobre sua condição. Que fazes aqui Elias? v 10

Na depressão nos tornamos todo emoção e deixamos de refletir sobre nossas verdadeiras causas.

A pergunta de Deus mexe com as razões de Elias, com as causas da caverna.

Levam-no a indagar sobre sua posição atual e sobre a vontade de Deus para ela.

E aqui que entra o trabalho do conselheiro cristão, que quando leva-nos a pensar em nossas razões ajuda-nos a sair do problema.

Muitas vezes me deprimi por coisas tão insignificantes que quando levado a pensar sobre elas, descobria que minha revolta e tristeza não tinha nenhuma procedência lógica.

3 - Deus o conduz a expor tudo que estava no seu coração em forma de confissões.

Por meio daquela pergunta de Deus a Elias, este se pôs a confessar o motivo de depressão, confira;

"E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem."

Nem tudo o que Elias confessou era procedente, mas pelo menos ele "descarregou" aquela carga de sentimentos e pensamentos que lhe atormentavam o ser.

E Deus levou-o a entender algumas razões de sua "caverna".

O Senhor permite que ele experimente tremendas manifestações do poder de Deus que não tinham a presença dele, observem;

Veja o que Deus lhe disse: (1RS 19:11-14)

1. Com isto Deus levava-o a entender a diferença entre se ter o poder e se ter a presença de Deus, entre se conhecer o poder e conhecer a presença.

2. Ensinava-o também a ouvir a voz de Deus, que nem sempre se faz ouvida nas manifestações mais fantásticas de Deus na história.

3. E ainda Deus lhe fere o ego e cura-o do exclusivismo religioso no qual se encontrava, informando-o que ele não era o único profeta que sobrava, mas existiam sete mil que também se mantinham santos a Deus os quais ele não conhecia.

4. Ou seja, Deus não estava perdendo, a coisa não estava feia para Deus, ele não era tudo o que Deus tinha.

5. Deus mostra-lhe que a obra dele era maior do que Elias e do que ele pensava e que tudo estava sobre seu controle não existindo, portanto, razão para se desesperar, se deprimir.

Às vezes nos deprimimos por não entender esta Soberania de Deus.

E diante dos nossos problemas, ou até mesmo dos problemas da igreja ou ministério, pensamos que está tudo perdido e perdemos a esperança na ação de Deus a nosso favor.

E quando perdemos a esperança em Deus vendo a sua ação sob a perspectiva de nossa experiência, caímos em grande depressão.

4 - Deus o convida a comunhão da sua presença.

No verso 11 Deus o convida para se colocar em sua presença.

Deus esta fora da caverna e convida Elias a sair.

É importante que na hora da depressão busquemos mais intensamente a presença de Deus em nossa vida.

E isto quem nos ensina é Jesus em Lc 22:44 "E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão."

No momento de sua mais intensa depressão, ali no Getsêmani Jesus ao invés de partir para uma incredulidade apática ele se curva a uma mais intensa oração.

Quando estamos deprimidos, a tendência é negligenciar a oração, a leitura bíblica. Mas é nestas horas que devemos procurar a estar mais intensamente na presença do Senhor.

5 - Deus o entrega uma nova missão.

É comum perdermos em momentos de depressão muitos sonhos, objetivos e sobretudo, nosso sentido de vida.

E para curar-nos o Senhor nos convida a voltar para o nosso caminho (v 15) para realizar a nossa missão.

Elias recebe a missão de ungir dois reis e um profeta, entrega-lhe um ministério de confirmação espiritual.

1. Qual foi o caminho que você abandonou?

2. Qual foi o sonho?

3. Qual foi a missão?

4. Volta pelo teu caminho.

5. O que Deus tem colocado em seu coração durante esta sua experiência de crise?

Pratique, projete sonhos, persiga objetivos, volta a ativa, esta é a Palavra de Deus para você.

Sua missão não acabou, sua utilidade para Deus e para o mundo não passou.

Existem pessoas que dependem de você para receberem a unção, como existiam pessoas que dependiam de receber a unção por meio de Elias.

Não é necessário temer ao inimigo, por que nem ele, nem você mesmo podem anular o amor de Deus.

O inimigo pode te fazer correr, mas Deus nunca deixará de te encontrar, ainda que você fuja para as suas mais escuras cavernas.

Deus está com você e curar VAI sua depressão em nome de Jesus.


CONCLUSÃO

Eu gostaria de terminar este estudo apresentando alguns conselhos úteis para os que vivem este estados de depressão.

Conselhos aos deprimidos:

1 - Procure pensar positivamente, evite negativismo(Pv. 23:7)

2 - Faça novas amizades com pessoas saudáveis.

3 - Busque sempre novos horizontes.

4 - Cuide melhor de sua aparência.

5 - Afaste-se do exclusivismo, você não é o único em nada, pense.

6 - Os melhores seres humanos não foram os nunca erraram, nem fracassaram, mas aqueles que interpretaram seus erros e fracassos de forma diferente, vendo neles oportunidades para crescer e melhorar na vida. Fracassos são boas escolas para o sucesso.

7 - Ame A SI MESMO e a vida.

8 - Saiba que embora você não tinha compreendido a Deus em muitas coisas, tudo o que ele permite visa seu bem em ultima instância ( Rom. 8:28 )

9 -Ore agradecidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENHA NOS FAZER UMA VISITA!

IGREJA PENTECOSTAL CASA DE ORAÇÃO


VOCÊS NÃO IMAGINAM ...

como fiquei feliz ao recebe-las no nosso 11º Encontro de chá de Mulheres Unifé.

Saibam que vocês são PESSOAS QUE ADMIRO muito,

são
REALMENTE ESPECIAIS,

e recebe-laS fez o meu dia muito mais feliz.

Tomara que a gente continue assim,

sempre trocando gestos de
AMIZADE e CONSIDERAÇÃO.

Acho que a gente deveria viver assim,

DISTRIBUINDO PALAVRAS AMIGAS

e fazendo com que o amor se alastre pelo mundo atraves da confraternização,

por isso não devemos PERDER nenhuma oportunidade

de manifestar bons sentimentos.

SEJAM ABENÇOADAS ...

Quantos cristãos, nestas eleições, quebrarão princípios bíblicos?

Um deles está no Livro de Deuteronômio 17:14,15. Lá nos diz o SENHOR: "Quando entrares na terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim com têm todas as nações que estão ao redor de mim, porás, certamente, sobre ti como rei aquele que escolher o SENHOR, teu Deus; DENTRE TEUS IRMÃOS PORÁS REI sobre ti; NÃO PODERÁS PÔR HOMEM ESTRANHO SOBRE TI, QUE NÃO SEJA DE TEUS IRMÃOS." Que não soframos as consequências de nos faltar entendimento!!!

É MUIIIIIIIIIIIIIIITO LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

É MUIIIIIIIIIIIIIIITO LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!
EU QUERO UMAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!




Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano


Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano

Sex, 28 de Agosto de 2009 08:32
BRASÍLIA - Um inusitado acordo entre católicos e evangélicos permitiu a aprovação nesta quarta-feira do tratado celebrado entre o governo brasileiro e o Vaticano. Depois de quatro horas de discussão, o texto foi aprovado por votação simbólica. Ainda será votada a Lei Geral das Religiões, de interesse dos evangélicos, como compensação.
Os opositores do tratado argumentaram que trata-se de um privilégio para a Igreja Católica e que o documento fere o princípio da laicidade do Estado. Os evangélicos fizeram discursos contra, apesar do acordão para aprovação do projeto, o que só ocorreu depois de quatro horas de discussão.
- É um privilégio para apenas uma religião em detrimento às demais - disse o evangélico Takayama (PSC-PR).
O texto da Lei Geral das Religiões é uma cópia do tratado do Brasil com a Santa Sé. A única diferença é que a expressão Igreja Católica é excluída ou substituída por "todas as confissões religiosas". O tratado entre Brasil e Vaticano é um acordo internacional e não pode ser modificado pelo Congresso, que o aprova ou o rejeita na íntegra. Um dos pontos mais polêmicos envolvia o ensino religioso. Para os evangélicos, o tratado prevê que as escolas adotarão o catolicismo nessas aulas. O Ministério da Educação chegou a se pronunciar contra esse artigo, com este mesmo receio.
Antes da votação, o autor da Lei Geral, George Hilton (PP-MG), circulava tranquilo pelo plenário, certo do cumprimento do acordo.
- Já está combinado: aprovamos o deles e eles aprovam o nosso - disse Hilton.
Eduardo Cunha, ligado aos evangélicos e relator do projeto da Lei Geral das Religiões, foi o principal artífice da negociação. Ele conseguiu número de assinaturas de líderes suficientes para dar caráter de urgência ao texto. Indignado, Chico Alencar (PSOL-RJ) criticou o acordo entre católicos e evangélicos.
- É um acordo que libera de vez o mercado da fé. Uma demonstração de que amam mais o dinheiro que a Deus - disse.
Fonte: O Globo