Joana, a mulher que desceu do poder para servir a Deus
"E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com Ele, e algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que O serviam com seus bens" (Lucas 8:1-3).
Como é bom estudarmos sobre as mulheres da Bíblia e aprendermos delas lições preciosas para a nossa vida.
Mulheres que foram privilegiadas por estarem juntas a Ele, o próprio Deus, aprenderem dEle, serem curadas por Ele e andarem, diariamente, com Ele. Não somos deste tempo bíblico mas, como mulheres de Deus que amam ao Senhor, podemos também, assim como elas, vivermos aos pés do nosso Salvador, aprendendo dEle, sendo curadas por Ele e tendo, diariamente, a companhia dEle. Nós não podemos vê-Lo como elas O viam mas sabemos que Ele está conosco, diariamente. e nunca nos abandona.
Ele deixou registrado em Sua Palavra histórias de mulheres que nos inspiram a seguir seus passos a fim de agradá-Lo. Dentre tantas podemos destacar ...
Isabel - que teve o privilégio de ser mãe em idade já bem avançada. A Bíblia nos diz que ela andava "sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor" (Lucas 1:6). É assim que devo ser diante do Senhor ...justa aos olhos dEle, andando conforme a Sua Palavra.
Maria - que teve o privilégio de ser escolhida, dentre tantas mulheres, para ser a mãe de Jesus. Apesar de ser uma jovem já comprometida, não teve dúvidas em aceitar com coragem, mas com humildade, o perfeito plano de Deus para a sua vida. Ela disse: "... Eis aqui a serva do Senhor ..." (Lucas 1:38). É assim que devo ser quando o Senhor me convidar para servi-Lo. Ao ouvir o Seu chamado devo dizer: "Eis-me aqui, Senhor, usa a Tua serva!"
Finalmente, vamos conhecer uma outra mulher que nos deixou um exemplo de humildade, amou o Senhor e teve a alegria de servi-Lo e ser curada por Ele. Seu nome é Joana. Ela era uma mulher muito rica, casada com Cuza, gerente das várias propriedades de Herodes.
Se ela vivesse nos dias de hoje, certamente, teria seu nome na coluna social dos jornais da cidade, pois vivia junto às pessoas que faziam parte da corte de Herodes. Mas, apesar de seu ciclo social ser diferente do de Isabel e do de Maria, ela teve sua vida transformada depois que conheceu o verdadeiro Rei dos reis, Jesus o seu Senhor e Salvador. Ela pôde ver que aquelas pessoas ricas que ela conhecia eram, na verdade pobres e estas irmãs pobres que ela conheceu, na verdade eram ricas.
Joana foi testemunha da morte de João, o batista. Ela viu, diante de si, a cabeça de um homem que morrera por falar a verdade e mostrar o pecado de Herodes que vivia com Herodias, esposa do seu irmão Filipe.
Ela, depois deste assassinato, temeu pela vida de Jesus e de seus seguidores. Mas, mesmo temendo esta perseguição, ela não deixou de segui- Lo, nem de servi-Lo com seus bens.
Assim como Joana, como posso seguir a Jesus e servi-Lo com meus bens?
Antes de tudo, tenho que me sentar aos Seus pés e aprender com Ele a Sua Palavra. Ler os Seus ensinamentos é um bálsamo para a minha e uma canção suave para os meus ouvidos ...
"Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (João 3:18).
"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a Minha palavra, e crê nAquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5:24).
Enquanto aprendo a Sua Palavra, assim como Joana, ao caminhar com Ele, estava aprendendo, tenho que falar às almas perdidas do Seu plano maravilhoso de salvação e do Seu grande amor por nós morrendo no nosso lugar e tomando sobre Si todos os nossos pecados. Custou a Sua vida mas Ele não mediu esforços porque Ele sempre nos amou e continua amando para todo o sempre e por toda a eternidade.
Posso servi-Lo também usando o dom ou dons que Ele me deu mas tenho que servi-Lo sempre com prontidão, responsabilidade e, acima de tudo, com muito amor.
Estejamos sempre prontas para servir ao Senhor não apenas com o nosso tempo, dons, amor pela obra mas com nossos bens. Façamos como Joana que não mediu esforços para descer das alturas de onde ela se encontrava para servir ao seu Senhor e Salvador, não apenas seguindo-O mas também usando os seus bens.
"Senhor, não me deixe viver repousando em pastos verdejantes mas que, até bem velhinha, eu possa estar sendo usada por Ti. Amém!"
Observando Joana, vemos que ela foi uma grande mulher de Deus. Assim como ela, gostaria de ter um espírito forte, corajoso, lutador e completamente diferente do espírito de Nicodemos que, apesar de admirar Jesus, O procurou nas caladas da noite. Medo de ser reconhecido? Certamente.
Joana era uma mulher rica, seu marido servia a Herodes mas ela não se importou de ser reconhecida como uma seguidora de Jesus. Ela seguia a Jesus abertamente, sem nada temer. Que exista sempre em mim este mesmo espírito forte e cheio de coragem de Joana!
Não sabemos muita coisa sobre ela mas a Bíblia nos diz que ela foi curada por Jesus de alguma enfermidade física ou espiritual.
"... e os doze iam com Ele, e algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e enfermidades ... E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes" (Lucas 8:1-2).
Não sabemos ao certo se ela estava na crucificação de Jesus mas sabemos que ela estava sempre ao lado das mulheres que O seguiam. Foi, justamente, na ressurreição de Cristo que ela, juntamente com Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago, correu para anunciar aos discípulos e apóstolos que o seu Senhor havia ressuscitado.
Quando imagino Joana, uma mulher rica, simples e com o coração voltado para o Senhor, numa época de muitas perseguições, correndo para avisar que Jesus ressuscitara, penso em mim e no que estou fazendo ...
1- Estou, assim como ela, correndo para anunciar ao mundo perdido as boas novas do Evangelho?
2- Tenho pressa em meu coração de falar de Cristo aos perdidos ... ao meu pai ... ao meu marido ... ao meu filho?
Joana era uma mulher fiel ao marido mas era também fiel a Jesus. Apesar de sua alta condição social (vivendo junto a pessoas ricas e poderosas), ela preferiu fazer parte do círculo de seguidores de Jesus (pessoas pobres e rejeitadas pela classe alta).
Na vida de Joana existiram muitas coisas que a deixaram agradecida a Deus ...
1- Ela foi bem aceita por Jesus e pelas pessoas que O seguiam (ela deve ter recebido o amor daqueles que eram verdadeiros crentes em Jesus).;
2- Ela foi curada por Jesus e viu nesta cura, as mãos do próprio Deus agindo em sua vida.
3- Ela recebeu o maior e mais desejado presente que qualquer mulher gostaria de receber: o presente de fazer parte do grupo de mulheres que primeiro viu Jesus ressuscitado.
4- Ela pôde ajudar Jesus. e não media esforços para ajudá-Lo com seu trabalho e seus bens.
Ela amava tanto ajudar Jesus que depois da Sua morte, ela planejou cuidar dEle preparando especiarias e ungüentos juntamente com outras mulheres.
Ah, como nós mulheres de Deus deveríamos ter este mesmo espírito de ajudar com nosso trabalho e bens!
5-Ela foi curada por Jesus (Lucas 8:1-3. É este mesmo Jesus que a curou que nos cura nos dias de hoje. Ele cura no dia e hora escolhidos por Ele. Não é o homem que tem poder de marcar o dia ou hora das curas milagrosas que vemos espalhadas por aí mas Ele, somente Ele, tem esse poder, pois só Ele é Deus onipotente. É Ele quem decide se ...
a) está dentro do Seu perfeito plano para a minha vida ser curada ou ...
b) ser levada para sempre para a mansão celestial que Ele está preparando para mim.
Sigamos, então, os passos desta grande mulher de Deus que não se importou em descer do seu poder e ser uma discípula fiel de Jesus. Sejamos como ela sempre pronta para o serviço do Senhor.
"Ó Deus, coloca em meu coração o desejo ardente de Te servir, de aprender de Ti e de repousar nas Tuas decisões para a minha vida.
Que eu tenha o coração e as mãos abertas para o Teu serviço, assim como Joana.
Que cada passo que eu der seja sempre para a Tua honra e glória.
Amém!"
--------------------------------------------------------------------------------
Leia Mais:
A mulher Siro-fenícia, Exemplo de perseverança
Joana - Uma mulher apoiadora
Mulheres da Bíblia
Hulda, a profetisa que mudou uma nação
Mulher, a mais bela das criações
Jael - Mulher corajossa e decidida
Inspiri-se nas grandes mulheres da Bíblia
Falando de Mulher
A mulher samaritana - A que adorou em Espírito e em verdade
A mulher cananéia - humilde e cheia de fé
Débora, à frente do próprio tempo
Lídia - A primeira convertida de Paulo na Europa
A filha de Jefté - a que amou a Deus
Eunice, Um exemplo de mãe
Noemi - O plano perfeito de Deus para sua vida
Isabel, justa diante de Deus
A esposa de Noé - A mulher que creu na profecia
Joana, a mulher que desceu do poder para servir a Deus
Raabe, a mulher que escolheu ajudar
A mulher sumanita: Piedosa, bondosa e hospitaleira
Joquebede, a mãe que confio
Marta ou Maria?
Dalila
Rainha de Sabá: A mulher que procurou sabedoria
A mulher virtuosa
Rebeca: Trabalhadora, Generosa e usada por Deus para cumprir seus propósitos
Dorcas - Um exemplo de bondade e amor ao próximo
A mãe de Sansão
Priscila, a grande propagadora do evangelho
Ana, a mulher que esperou em Deus
Sulamita, a mais bela das mulheres
Agar, a escrava egípcia
Aprendendo com Ester e Vasti - II
Aprendendo com Ester e Vasti - I
Sara, a mulher de formosa aparência
A mulher de Ló, a que olhou para trás
ESTER - Alcançando o favor do Rei.
Mulheres de Cristo - Todos os Direitos Reservados
10º ENCONTRO DE CHÁ DE MULHERES
“...a mulher precisa resgatar em Deus a sua verdadeira identidade
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VENHA NOS FAZER UMA VISITA!
IGREJA PENTECOSTAL CASA DE ORAÇÃO
APAIXONADA POR JESUS E ELE POR MIM
VOCÊS NÃO IMAGINAM ...
como fiquei feliz ao recebe-las no nosso 11º Encontro de chá de Mulheres Unifé.
Saibam que vocês são PESSOAS QUE ADMIRO muito,
são REALMENTE ESPECIAIS,
e recebe-laS fez o meu dia muito mais feliz.
Tomara que a gente continue assim,
sempre trocando gestos de AMIZADE e CONSIDERAÇÃO.
Acho que a gente deveria viver assim,
DISTRIBUINDO PALAVRAS AMIGAS
e fazendo com que o amor se alastre pelo mundo atraves da confraternização,
por isso não devemos PERDER nenhuma oportunidade
de manifestar bons sentimentos.
SEJAM ABENÇOADAS ...
como fiquei feliz ao recebe-las no nosso 11º Encontro de chá de Mulheres Unifé.
Saibam que vocês são PESSOAS QUE ADMIRO muito,
são REALMENTE ESPECIAIS,
e recebe-laS fez o meu dia muito mais feliz.
Tomara que a gente continue assim,
sempre trocando gestos de AMIZADE e CONSIDERAÇÃO.
Acho que a gente deveria viver assim,
DISTRIBUINDO PALAVRAS AMIGAS
e fazendo com que o amor se alastre pelo mundo atraves da confraternização,
por isso não devemos PERDER nenhuma oportunidade
de manifestar bons sentimentos.
SEJAM ABENÇOADAS ...
Quantos cristãos, nestas eleições, quebrarão princípios bíblicos?
Um deles está no Livro de Deuteronômio 17:14,15.
Lá nos diz o SENHOR:
"Quando entrares na terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim com têm todas as nações que estão ao redor de mim, porás, certamente, sobre ti como rei aquele que escolher o SENHOR, teu Deus;
DENTRE TEUS IRMÃOS PORÁS REI sobre ti;
NÃO PODERÁS PÔR HOMEM ESTRANHO SOBRE TI,
QUE NÃO SEJA DE TEUS IRMÃOS."
Que não soframos as consequências de nos faltar entendimento!!!
É MUIIIIIIIIIIIIIIITO LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!
Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano
Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano
Aprovado tratado entre Brasil e Vaticano
Sex, 28 de Agosto de 2009 08:32
BRASÍLIA - Um inusitado acordo entre católicos e evangélicos permitiu a aprovação nesta quarta-feira do tratado celebrado entre o governo brasileiro e o Vaticano. Depois de quatro horas de discussão, o texto foi aprovado por votação simbólica. Ainda será votada a Lei Geral das Religiões, de interesse dos evangélicos, como compensação.
Os opositores do tratado argumentaram que trata-se de um privilégio para a Igreja Católica e que o documento fere o princípio da laicidade do Estado. Os evangélicos fizeram discursos contra, apesar do acordão para aprovação do projeto, o que só ocorreu depois de quatro horas de discussão.
- É um privilégio para apenas uma religião em detrimento às demais - disse o evangélico Takayama (PSC-PR).
O texto da Lei Geral das Religiões é uma cópia do tratado do Brasil com a Santa Sé. A única diferença é que a expressão Igreja Católica é excluída ou substituída por "todas as confissões religiosas". O tratado entre Brasil e Vaticano é um acordo internacional e não pode ser modificado pelo Congresso, que o aprova ou o rejeita na íntegra. Um dos pontos mais polêmicos envolvia o ensino religioso. Para os evangélicos, o tratado prevê que as escolas adotarão o catolicismo nessas aulas. O Ministério da Educação chegou a se pronunciar contra esse artigo, com este mesmo receio.
Antes da votação, o autor da Lei Geral, George Hilton (PP-MG), circulava tranquilo pelo plenário, certo do cumprimento do acordo.
- Já está combinado: aprovamos o deles e eles aprovam o nosso - disse Hilton.
Eduardo Cunha, ligado aos evangélicos e relator do projeto da Lei Geral das Religiões, foi o principal artífice da negociação. Ele conseguiu número de assinaturas de líderes suficientes para dar caráter de urgência ao texto. Indignado, Chico Alencar (PSOL-RJ) criticou o acordo entre católicos e evangélicos.
- É um acordo que libera de vez o mercado da fé. Uma demonstração de que amam mais o dinheiro que a Deus - disse.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário