Linhaça
Este grão faz maravilhas para a sua saúde!
A Linum usitatissimum L. (nome científico), é uma planta pertencente à família das Lináceas, que possui talos eretos, folhas estreitas e flores que podem apresentar cores variadas (azuis, vermelhas ou brancas). As pétalas duram apenas algumas horas; o fruto parece uma cápsula globulosa, de cor amarronzada, da qual saem suas sementes brilhantes.
A linhaça é originária da Ásia, mas está amplamente distribuída pelo resto do mundo. Além das sementes, encontramos a farinha de linhaça e o azeite.
Na sua composição, encontramos em grande quantidade os ácidos graxos, mais conhecidos como Ômega-3 e Õmega-6, antioxidantes, que auxiliam na proteção do coração contra a formação de ateromas (placas de gordura), já que regulam os níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de reforçar o sistema imunológico, diminuir índices de inflamações, promover a renovação celular, melhorando o aspecto da pele, cabelo e unhas. Pesquisas já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem 30%! Os ácidos graxos essenciais, ainda estimulam a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos, inclusive durante o período pré-menstrual.
Rica também em proteínas, fibras solúveis (10% de sua composição) e insolúveis (30% de sua composição), favorecem indivíduos obesos, diabéticos, com níveis de colesterol elevado (LDL) no sangue e com intestino "preguiçoso". As fibras têm o papel de absorver toxinas, açúcares e até gorduras, além de regular o trânsito intestinal.
Para as mulheres a semente de linhaça ajuda a prevenir o câncer de mama, protege contra o desenvolvimento de miomas uterinos e auxilia o tratamento dos sintomas da menopausa. Como isto acontece? Ela é rica em lignanas, fitoesteróides; substâncias que imitam a ação do estrógeno, funcionando, portanto, como uma reposição hormonal natural. A lignana é transformada pela flora do intestino a partir da lignina presente na casca da linhaça. A soja atua de forma parecida, pois possui isoflavona, outro fitoesteróide que imita o hormônio feminino.
Por todas essas razões, a linhaça está conquistando espaço entre os chamadosalimentos funcionais, aqueles que, além dos nutrientes clássicos, contêm elementos capazes de prevenir doenças.
Existem diversas formas de consumir essas sementinhas milagrosas. Nos casos de "prisão de ventre", recomenda-se de 1 a 3 colheres de sopa diárias, ingeridas sem mastigar, com bastante água; ou deixar as sementes de molho por oito horas para depois beber o líquido o qual apresentará um aspecto gelatinoso. Outra maneira de consumi-las é adicionar as sementes ao cereal do café da manhã, em vitaminas de leite e frutas, em sucos, salada de frutas, sopas, salpicadas em saladas ou ainda adicioná-las na farinha de sua receita predileta de pão ou de bolo.
Para se obter um maior aproveitamento dos nutrientes da linhaça, ela deve ser triturada no liquidificador antes de ser consumida! Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz.
Da linhaça pode-se fazer vários usos. Do caule são retiradas, fibras para tecer o Linho, tecido nobre e muito valorizado no mercado. Das sementes inteiras extraí-se o óleo de lihaça (a frio), que é depois engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado comosuplementação de ômega-3.
Muito se fala na semente de linhaça dourada, mas saiba que tanto esta como a marrom, possuem as mesmas propriedades.
Consuma essas sementes e tenha mais saúde!
Conheça também:
."A saúde e o prazer são para o homem o que o sol e o ar são para as plantas". (Massilon)