Reflexões no Salmo 127
Quando o lar é um doce lar.
Recentemente, li em um adesivo de automóvel estas palavras: “Nenhum sucesso compensa o fracasso no lar.” Recentemente em um programa apresentou-se a estatística de que 71% dos entrevistados tinham problemas na vida conjugal e 82% das mulheres se declararam insatisfeitas com o casamento.
Há uma fábula que retrata bem este fato: Diz que três mocinhas estavam no inferno e resolveram fazer uma ligação telefônica para as famílias. A primeira ligou, e contou para a sua mãe como estava lá, como era quente, como era feio,... falou... falou Quando terminou passou no caixa e pediu a conta. A telefonista cobrou R$ 1.200,00.
A segunda da fila, foi, falou... falou... Contou pra mãe quem tinha encontrado ali... falou... falou... Ao sair procurou a moça do caixa e foi pagar o seu interurbano R$ 3.500,00.
Veio a terceira. Conversa com seus familiares mais tempo que as outras. Falou um bom tempo com o pai, mãe, irmão... Ao sair esperava ser cobrada de uma taxa maior. Para sua surpresa, a telefonista acionou o sistema e não veio valor nenhum, “é de graça.”
As outras disseram: “De graça não pode, falou mais do que todas nós.” Procuraram o gerente da Teleinferno que foi logo explicando - "É que ligação local não cobramos."
É que a casa da terceira moça era um inferno. E quantas casas não se identificam bem com o inferno? São semelhantes aos abrigos dos animais: apenas meios de proteção contra o mau tempo.
A Bíblia nos ensina que o lar pode ser doce em vez de amargo, agradável em vez de pesaroso. Porém, não há possibilidade de estabelecer uma família sem as bases de Deus. Se nós não soubermos o que Ele como Arquiteto tem a dizer a respeito do lar, a família será um fracasso, um inferno.
No entanto, o lar pode ser doce quando:
1. Quando Deus é o Arquiteto da Casa. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...”
Toda casa precisa ser bem construída. E uma boa construção começa com um alicerce bem firme. Não adianta ter uma mansão ampla e bem decorada, com um belo jardim e uma piscina na frente, mas sem alicerce. Você moraria em um lugar assim?
Quando se trata de construir famílias, só Deus pode ser o engenheiro, o arquiteto e o construtor. Somente ele pode edificar uma casa estável e segura. E para isso Ele nos dá a planta desta construção que é sua Palavra que deve ser ouvida e obedecida (VER Mt 7.24-27) . Quando o homem tenta edificar por sua própria sabedoria sua casa certamente acabará em tragédia e ruínas.
2. Quando Deus é o Protetor da Casa. “Se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela...”
Uma grande preocupação da sociedade em nossos dias é a segurança. Parece que nossas casas se transformaram em verdadeiras prisões. São grades, correntes, alarmes contra tudo.
As lojas contratam seguranças particulares, os bairros tem vigias particulares que fazem a ronda noturna, nossa igreja tem alarme instalado. Você estaciona o carro e tem que dar gorjeta para o flanelinha. Até nas nossas igrejas contratamos seguranças para vigiar os carros durante o culto.Estamos vivendo uma crise de insegurança.
No entanto o texto é claro não existe segurança na família sem Deus. Gosto do Sl 121.4 quando diz: “É certo que não dormita nem dorme o guarda de Israel”
Se a segurança do mundo falha, a divina não. A Bíblia diz que o guardião divino, não pestaneja, não cochila, não dorme. É por isso que o Salmista diz: “Deito-me e pego no sono; acordo porque o Senhor me faz repousar seguro.” Sl 3.5
3. Quando Deus é o Provedor da Casa. “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem”
Diz a sabedoria popular que "O pouco com Deus vale mais do que o Muito sem Deus." Vejam o que diz o Sl 127.2. Nossos investimentos são bem sucedidos quando somos orientados por Deus.
Já vi muita gente dizer que a sua vida está muito bem, porque é trabalhador, levanta cedo e não perde hora de serviço. O Texto descreve uma pessoa com estas características, mas que falta o principal: “Deus como provedor”.
Temos visto pessoas bem empregadas com um salário invejável, que no entanto estão atolados em dívidas, com nome sujo na praça. Enquanto outros que vivem com um ou dois salários observam o milagre da multiplicação dos pães diariamente em suas casas.
O texto não está falando de indolência e preguiça, como aquele cristão que foi encontrado dormindo em avançada hora do dia. Perguntaram-lhe: “Não vai trabalhar hoje?" Ao que respondeu: “Aos seus amados Ele o dá enquanto dormem.”
No entanto o texto sugere duas maneiras de agir: O homem que faz um esforço tremendo confiando no seu próprio poder; e o segundo, de persistente trabalho, confiando em Deus.
4. Quando Deus é o Educador da Casa. Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre seu galardão. Como flechas não mão do guerreiro assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado quando pleitear com os inimigos à porta.
Não há duvida que marido e mulher forme um casal, mas marido, mulher e filhos formam uma família. E a palavra nos diz que os filhos são herança, presente de Deus para o casal. Se for assim muitos diriam: “É presente de grego porque tem cada filho.”
Mas a palavra também subentende que Deus deve ser o educador, o pedagogo da família. O apóstolo Paulo afirma positivamente em Ef. 6.4 “... criai-os na disciplina e admoestação do Senhor”. Não basta levar o filho na Escola dominical, mas criá-los na admoestação do Senhor.
Gosto deste Salmo porque compara os filhos criados no Senhor como flecha nas mãos do guerreiro. O guerreiro era alguém hábil no manejo do arco e flecha, e que burilava bem suas flechas. No tiro era certeiro, não errava, acertava na mosca. De forma poética a palavra nos diz que os nossos filhos quando atirados ao mundo não errarão o alvo.
E ainda serão motivo de orgulho e alegria, em contraste com a criança entregue a si mesma que é vergonha para sua mãe...” Pv 15.15
As escrituras dizem que tem um dia que o inimigo vem e bate a nossa porta, mas não entra, porque os filhos não nos trazem vergonha. Os nossos filhos estão firmes em Deus. O sábio Salomão falou acertadamente: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviara dele.” Pv 22.6. O diabo não terá poder para conduzi-la por seus caminhos perversos.
Li a seguinte história: A mãe perguntou para sua filha de 5 anos o que esta faria se o diabo batesse na porta de casa. A criança respondeu: “Eu peço para Jesus atender a porta”.
É isso mesmo. Se quisermos que o lar seja doce e feliz, Deus tem que estar na frente. Se formos atender a porta o inimigo entra. Portanto deixemos Deus construir, proteger, prover e educar nossa família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário